Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada 2022 com um concerto de graça

Sob a regência do maestro Stefan Geiger, músicos apresentam obras de Tchaikovsky, Grieg e do brasileiro Ronaldo Miranda

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) abre a temporada 2022 neste domingo (6) com um concerto gratuito no Guairão. Aliás, em tempos pandêmicos, é bom dizer: trata-se de um evento aberto ao público. E assim encerra um intervalo de dois anos imposto pela covid-19.

Duas apresentações ocorreram em novembro do ano passado. Elas marcaram o retorno da orquestra aos palcos. Agora, ela dá o passo seguinte e inaugura uma série de espetáculos que segue até dezembro deste ano. A programação prevê mais de 20 apresentações apenas em Curitiba, uma parte delas ao lado do Balé Teatro Guaíra, todas com maestros convidados. Também haverá espetáculos no interior do estado, mas com datas a confirmar.

Neste domingo (6), o teatro abre as portas às 9h30. A entrada deve respeitar a ordem de chegada e a lotação de 2.173 lugares. Stefan Geiger, que regeu a OSP entre 20216 e 2020, é o maestro convidado. A programação terá obras de Tchaikovsky, Grieg e do brasileiro Ronaldo Miranda. 

Tchaikovsky

A “Sinfonia nº 6”, também chamada de “Pathétique”, é uma composição sombria e com explosões de fúria. Composta em 1893, acabou se tornando a última obra apresentada em vida pelo compositor russo famoso pelos balés do “Quebra-Nozes” e do “Lago dos Cisnes”.

Grieg

A “Suíte Peer Gynt” é, com certeza, o trabalho mais famoso do noruguês Grieg, feito a pedido de seu conterrâneo, o dramaturgo Henrik Ibsen, para a peça teatral de mesmo nome. A história de Peer Gynt usa elementos do folclore norueguês – fazendo referências a um imaginário fantástico que envolve criaturas estranhas, os trolls.

Ronaldo Miranda

O compositor carioca escreveu “Variações Temporais – Beethoven Revisitado” em 2014, a pedido da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O título define não apenas os fenômenos da natureza, mas também o tempo musical.

Miranda, hoje com 73 anos, conseguiu ir além das tempestades e dos temas pastoris, e ampliou o conceito de tempo para as estações do ano e as fases do dia.

Orquestra Sinfônica do Paraná

Abertura da temporada 2022 com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Domingo (6), às 10h30. Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº). Entrada gratuita. O teatro abre as portas às 9h30 e o público será admitido por ordem de chegada, respeitando a lotação máxima de 2.173 lugares. Dentro do teatro, o uso de máscara é obrigatório (à exceção dos músicos com os instrumentos de sopro).

Caso ocorram mudanças nos decretos relacionados à prevenção contra a covid-19, consulte as redes sociais da OSP para outras informações.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Orquestra Sinfônica do Paraná abre a temporada 2022 com um concerto de graça”

  1. Olá, sou um intusiata da música, onde encontrei uma sintonia muito forte pela mesma.
    Porém gostaria de saber o calendário das próximas apresentações da OSP para eu poder contemplar esta orquestra novamente, pois a última vez que vi, foi em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima