CMEIs limitam adaptação de novos alunos

Crianças recém chegadas as unidades de educação infantil precisam ficar período todo desde o primeiro dia. Secretaria diz que processo depende do aluno

Crianças que estão tendo a primeira experiência nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba este ano não estão podendo fazer a adaptação gradativa a rotina da escola. A situação foi relatada ao Plural por inúmeras mães de alunos de CMEIS na região oeste da cidade.

Foi o caso de uma mãe de duas meninas que matriculou a mais nova, de 2 anos, em um CMEI este ano. Ela não imaginou que o tratamento dado à caçula seria diferente do da irmã. Em 2021, quando a mais velha, então com 4 anos, voltou para o ensino presencial depois da quarentena da pandemia, o atendimento foi “sensacional”. “Tive muito apoio da diretora, espaço de troca”, relata. Este ano, porém, já no primeiro dia a caçula teve que ficar o dia inteiro.

Nos primeiros dias a menina ficou bem, mas eventualmente a mãe foi chamada na escola porque a criança estava com o nariz escorrendo. “Ela não estava gripada ou resfriada. Acho que foi de chorar mesmo”.

Uma outra mãe teve experiência semelhante em outro CMEI na região do Portão. Na volta às aulas este ano ela foi surpreendida ao saber que uma das crianças, de 2 anos, teria que ficar o tempo integral já no primeiro dia. “Achei melhor desistir da vaga”, relata. A criança foi transferida para uma escola particular, onde o mais velho já estava estudando. A mãe, que também tem um bebê pequeno em casa, achou que seria melhor para a família.

Em um terceiro Cmei, no Santa Quitéria, a coordenação pedagógica informou a uma mãe que só as crianças que choram demais passam pela adaptação. As demais ficam já no período normal desde o primeiro dia.

A experiência foi diferente para uma mãe cujo filho de 1 ano e 3 meses está matriculado em uma das escolas conveniadas da prefeitura (escolas particulares que são pagas para disponibilizar vagas para alunos do sistema municipal). A criança fez adaptação gradual desde a primeira semana, no início de fevereiro. “No primeiro dia ele ficou até 10h30, já no terceiro dia ficou até as 17h”, conta.

O fim da adaptação como regra nos CMEIs, o Plural apurou, se deve a uma mudança de política instituída em 2018, que estabeleceu a troca do termo “adaptação” por “acolhimento”. Em documento interno da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, as escolas foram orientadas a não usar o termo “adaptação” porque nesse caso “a criança assume um papel passivo, precisa realizar um esforço para ficar bem num espaço coletivo”.

O mesmo documento diz que o “acolhimento”, por outro lado, “diz respeito à construção de vínculos entre todos os envolvidos no processo de ingresso da criança: a própria criança, a família e os profissionais”.

Para além do linguajar técnico, na prática o que acontece é que a mães e pais esperam que a entrada das crianças na educação infantil seja gradual, com um período de adaptação durante o qual ela não precisa ficar o período todo sem os pais. “Mas de alguma forma tem alguns protocolos que vem de cima pra baixo”, desabafa uma das mães ouvidas pelo Plural.

As mães pediram para não serem identificadas para não constranger as profissionais dos CMEIs.

Segundo a SME, “as unidades educacionais da rede municipal de Curitiba são orientadas a fazer a adaptação/acolhimento conforme a necessidade de cada criança. Não há um protocolo fixo com horários de entrada e saída durante esse processo”. No caso de crianças que apresentam dificuldade nesse processo – “chorem, não queiram comer sem a presença da mãe ou se isolem, entre outros exemplos”- a indicação é que a equipe realize uma adaptação da rotina para ela. “Nesses casos, as equipes diretiva e pedagógica e a família conversam sobre a melhor forma de atender a criança”, indica.

A secretaria informa ainda que os pais que não se sentirem atendidos nesse processo podem procurar a direção da própria unidade, o Núcleo Regional da Educação ou o Departamento de Educação Infantil da SME.

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4 comentários em “CMEIs limitam adaptação de novos alunos”

  1. Acolher é criar novos vínculos e fortalecer os que já existiram … acolher envolve não só crianças mas famílias que precisam também de tempo para conversar, permanecer se demorar no ambiente que permita sentirem-se seguros em deixar os filhos. Acolher envolve os professores que também enfrentam o desafio de conhecer , acalentar e apoiar via planejamento de tempos, materiais e espaços que encorajem as crianças, que sejam convite à riqueza que pode representar a vida em grupo … a coletividade … não termos autonomia para pensar o acolhimento inicial nessa lógica, desrespeita os ritmos e jornadas … receber aos pais e familiares e crianças já com o combinado ? de que esse momento inicial requer essa flexibilidade e parceria torna esse processo certamente mais digno para adultos e crianças ! Berçários , maternais e prés tem tempos e especificidades diferentes … assim como cada par neste processo.
    Não tenho dúvidas acerca a dos caminhos pedagógicos da nossa rede … porém as questões logísticas e estruturais demandam mais atenção e me refiro as que estão além das possibilidades de gestores locais !

  2. A adaptação da criança na escola é algo muito importante …pra que a criança possa carregar essa bagagem dentro de cada individualidade e que não venha acarretar uma ideia negativa da escola ….ja no início dos primeiros anos de experiência…
    A escola deveria realmente ter esse acolhimento com profissionais qualificados e preparados …mas na prática não é o que acontece ….sou formada em magistério….e ja tive várias experiências nas escolas…o qual vejo a defazagem que se encontra a educação…..e sou muito grata pelo meu filho ter tido a oportunidade de ter tido a adaptação que ele precisava …tanto que ele fala com carinho até hoje das professoras e
    escola

  3. Muito triste o desrespeito com as necessidades das crianças e com o trabalho dos professores que estudam e se dedicam para que os bebês e as crianças fiquem confortáveis e felizes com um período inicial mais flexível.
    Esse ponto somado a falta de professores nas salas dos CMEIs e escolas só agrava a situação.

  4. Quero saber sobre a data para iniciar as aulas para as crianças novas que foram inscritas e vão ser chamadas para preencher as vagas nós cmeis já liguei na sme as datas foram prorrogadas por três vezes.

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