Sanepar alerta clientes sobre risco de cobranças fraudulentas

Orientação é que clientes procurem os canais oficiais da Companhia a fim de evitar cair em golpes de falso pagamento

Na semana passada sites fraudulentos que utilizam o nome da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apareceram nas buscas de clientes que tentavam efetuar o pagamento da segunda via de suas faturas. Alguns clientes acabaram efetuando pagamentos a criminosos, deixando a fatura de água em aberto.

A Sanepar alerta que seus canais oficiais são o site www.sanepar.com.br e o número de WhatsApp 41 99544-0115. Os sites fraudulentos costumam usar o nome da Sanepar com variações, com o objetivo de enganar os clientes e criar boletos falsos para o suposto pagamento de contas. A companhia já registrou o caso na Polícia Civil.

Em nota, a Sanepar enfatizou que os episódios de fraude não se referem a invasões nos canais da Companhia, que são seguros e confiáveis. A empresa também reiterou que “não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível apenas em faturas, inclusive na segunda via”.

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Uma das maneiras de evitar fraudes é estar atento ao fazer pagamentos via PIX. Para evitar pagamentos indevidos, é sempre necessário verificar se o destinatário está em nome da Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários. Outra maneira é evitar clicar em links patrocinados que podem levar a sites fraudulentos e tornar os clientes suscetíveis a fraudes.

Para os clientes que realizaram pagamentos indevidos, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar, que permite à instituição bloquear preventivamente a conta da vítima por 72 horas. 

Outra medida é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem a fraude do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira para abrir uma contestação administrativa visando o ressarcimento pelo banco.

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