Livro trata do discurso de ódio contra mulheres negras nas redes sociais

Trabalho do pesquisador Luiz Valério Trindade demonstra como as redes sociais disseminam a violência e lucram com ela

O pesquisador Luiz Valério Trindade, no livro “Discurso de ódio nas redes sociais”, fala de um grave fenômeno social que prejudica especialmente as mulheres negras. O autor analisa esse tipo de violência, demonstrando como as redes sociais – chamadas por ele de “pelourinho moderno” – além de disseminá-la, também lucram com ela. 

O livro faz parte da coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro para a editora Jandaíra.

Doutor em Sociologia pela University of Southampton, Trindade analisa textos postados em redes sociais, em especial o Twitter, e mostra o quanto o racismo está relacionado ao sexismo e às questões de classe.

Discurso de ódio e racismo à brasileira

Como pesquisador das áreas de representação social de minorias étnicas em meios de comunicação em massa e estudos críticos étnico e raciais, dentre outras, o autor revisita momentos importantes da história do Brasil pós-abolição para sedimentar conceitos fundamentais para a compreensão das relações raciais na construção da identidade brasileira. 

Trindade revela as facetas do racismo à brasileira e propõe alternativas práticas para o enfrentamento ao investigar o apagamento da presença negra na formação do país e problematizar a força da branquitude como padrão de beleza e reconhecimento social.

Livro

Discurso de ódio nas redes sociais“. Luiz Valério Trindade. Jandaíra, 176 páginas, R$29,90. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima