J. K. Rowling publica na web um livro grátis em capítulos

O inédito “The Ickabog” é um conto de fadas escrito anos atrás, desencavado do sótão da escritora

A escritora J. K. Rowling, criadora de Harry Potter, fez a alegria de meio mundo de fãs ao anunciar a publicação gratuita de um livro inédito na web. O anúncio e os primeiros dois capítulos de “The Ickabog” saíram nesta terça-feira (26), seguidos de mais três nesta quarta (27). A série deve seguir até o dia 10 de julho, por enquanto, apenas em inglês. Mas traduções já estão sendo providenciadas, segundo a escritora.

“The Ickabog” é um conto de fadas para crianças com idades entre 7 e 9 anos (uma sugestão da própria Rowling) e o primeiro capítulo, “Rei Fred, o Destemido”, começa com o inevitável “Era uma vez”, e segue com: “uma pequena região chamada Cornucópia, governada há séculos por uma longa linhagem de reis loiros”.

A criatura do título é o monstro da história e, a julgar pela reação dos seguidores de Rowling no Twitter, as crianças estão gostando (e é notável a disposição da escritora em responder e comentar centenas de mensagens dos leitores).

A história tinha sido escrita anos atrás, em meio à publicação de Harry Potter, mas acabou dentro de uma caixa de vestido, guardada no sótão de casa. As únicas pessoas que conheciam a história eram os dois filhos mais novos de Rowling.

“Abrir a caixa foi como abrir uma cápsula do tempo. A maior parte da história estava escrita à mão, mas certos trechos foram datilografados. Depois de organizar a papelada mais ou menos (não sou famosa pelas minhas habilidades de arquivamento), tinha um mosaico do primeiro esboço”, explica Rowling. “Ao longo das últimas semanas, reescrevi partes do texto e decidi publicar ‘The Ickabog’ on-line, e de graça, para que crianças em isolamento, ou mesmo aquelas que voltaram para a escola nesses tempos estranhos e preocupantes, possam ler o livro ou deixar que alguém leia para elas.”

A vontade de publicar o conto de fadas foi reavivada pelo desejo de fazer alguma boa ação em meio à pandemia. Assim, Rowling decidiu divulgar o livro em capítulos na web, e de graça, e doar os direitos autorais das versões impressas que devem sair a partir de novembro deste ano. O dinheiro irá para organizações que trabalham no auxílio a comunidades vulneráveis à Covid-19.

“The Ickabog”, como a autora deixou claro no anúncio que fez no Twitter, não tem nada a ver com Harry Potter.

Ilustrações

Parte da diversão para crianças é que, além de ganhar um livro de Rowling, elas podem entrar numa competição de ilustrações. As melhores de cada país serão usadas em suas respectivas edições.

Serviço

J. K. Rowling está publicando “The Ickabog” de graça, na web. A princípio, em inglês. Porém, traduções devem ser anunciadas em breve. Ela explica suas motivações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima