Curitiba tem seu 40º óbito e 20 novos casos de Covid-19 | Plural
escola-publica-de-qualidade
27 Maio 2020 - 17h34

Curitiba tem seu 40º óbito e 20 novos casos de Covid-19

São 995 casos confirmados da doença, número deve subir a partir de amanhã por mudança protocolar

Nesta quarta-feira (27/5), a capital registrou mais um óbito – somando 40 residentes vitimados pela infecção do novo coronavírus. A vítima foi um homem de 79 anos, com comorbidades, que passou sete dias internado em UTI, fazendo uso de respirador.

O homem faleceu ontem (26/5) e era um dos nove casos em suporte ventilatório. Agora, são oito pacientes fazendo uso do recurso, e 47 casos graves em UTI. Ao todo, são 94 curitibanos internados em decorrência de complicações da Covid-19.

A cidade também registrou 20 novos casos nas últimas 24 horas, somando 995 notificações da doença. A Secretaria Municipal de Saúde alertou que a partir de amanhã (28/5), o número de infectados registrado deve subir em razão de uma mudança no protocolo de controle da Prefeitura. Passarão a ser considerados, também, os resultados de exames feitos em farmácias – disponibilizados há algumas semanas.

“Isso não necessariamente reflete uma explosão de casos”, alertou a secretária, Márcia Huçulak. Como os testes de farmácia são sorológico – ou seja, detectam a presença de anticorpos no organismo – um resultado positivo significa que o paciente teve uma reposta imunológica para a doença muito tempo antes do exame. Por isso, esses casos passarão a constar no boletim da cidade como “recuperados”, explicou a secretária.

O município registra, ainda, 2.060 pacientes que tiveram o diagnóstico de Covid-19 descartado, 365 casos sendo investigados, e 727 recuperados da doença. 264 óbitos por quadros respiratórios foram investigados: 259 foram descartados, e cinco ainda aguardam os exames.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde informa no boletim emitido nesta quarta-feira (27/5) mais 200 casos confirmados pelo novo coronavírus, o maior número em um só dia. O total de pessoas contaminadas é agora de  3.712. Mais três pessoas morreram em decorrência da doença e chega a 162 o total de óbitos em todo o estado.

As três pessoas que morreram, duas mulheres e um homem, estavam internadas. Uma mulher, 74 anos, que residia em Jaguariaíva, faleceu dia 25 de maio. Os outros dois pacientes faleceram nesta quarta-feira: uma mulher, 59 anos, que morava em Londrina e um homem de 68 anos, que residia em Telêmaco Borba.

São 230 cidades paranaenses com ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 65 municípios há registro de óbitos pela doença. As novas confirmações são nas cidades de Apucarana (6), Assis Chateaubriand (1), Boa Vista da Aparecida (6), Braganey (3), Cambé (1), Campo Largo (2), Cascavel (31), Cianorte (3), Cornélio Procópio (5), Coronel Domingos Soares (5), Curitiba (36), Douradina (1), Doutor Camargo (1), Fazenda Rio Grande (1), Florestópolis (1), Foz do Iguaçu (16), Guaporema (1), Guaraniaçu (1), Iguaraçu (1), Itambaracá (1), Itapejara D’Oeste (1), Jacarezinho (2), Londrina (17), Manoel Ribas (1), Maringá (16), Moreira Sales (1), Nova Fátima (1), Palmeira (1), Paranaguá (2), Pinhais (4), Piraquara (2), Piraquara (2), Ponta Grossa (1), Realeza (1), Ribeirão do Pinhal (5), Rolândia (3), Santa Tereza do Oeste (1), Santo Inácio (1), São José dos Pinhais (2), São Manoel do Paraná (1), Sapopema (5), Saudade do Iguaçu (1), Tamboara (1), Telêmaco Borba (1), Toledo (2), Tomazina (1), Tuneiras do Oeste (2) e Umuarama (1).

O monitoramento da Secretaria da Saúde registrou também mais um caso de fora, um paciente de Tubarão (SC). No total, cinco pessoas não residentes no Paraná foram a óbito em alguma das cidades do Estado.

Mais dois tipos de testes que foram validados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) terão os resultados positivos incluídos no monitoramento do CIEVS, agora são aceitos testes rápidos de quatro fabricantes:

1. ONE STEP COVID-2019 TEST®️ da fabricante Guangzhou WondfoBiotechCo., Ltda., cujo representante legal no Brasil é a empresa Celer Biotecnologia S/A.
2. MEDTESTE CORONAVÍRUS (COVID-19) igG/IgM da fabricante Hangzhou Biotest Biotech Co. Ltd cujo representante legal no Brasil é a empresa Medlevensohn Com Repres Prod Hosp Ltda.
3. COVID-19 IgG/IgM ECO do fabricante Eco Diagnóstica Ltda-ME, cujo representante legal no Brasil é a empresa Eco Diagnóstica Ltda-ME
4. COVID-19 IgG/IgM BIO do fabricante Quibasa Química Básica Ltda, cujo representante legal no Brasil é a empresa Quibasa Química Básica Ltda

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Assuntos:

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x