Carne de onça curitibana entra em ranking de 10 melhores pratos com carne crua do mundo

Ranking mundial é mais um reconhecimento da carne de onça, que já tem festival próprio e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba

A carne de onça já ganhou festival próprio e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. Agora, extrapola fronteiras: foi eleita um dos dez melhores pratos carne crua do mundo. O ranking é do TasteAtlas, plataforma internacional que mapeia artigos e críticas gastronômicas.

A carne de onça – petisco local feito com feita com carne bovina crua, temperada com pimenta e sal, servida com broa escura, cebola, cebolinha e azeite de oliva – aparece na 10ª posição da lista, ao lado de iguarias como yukhoe, da Coreia do Sul (1º); carpaccio, da Itália (2º); mett ou hackepeter, da Alemanha (3º); e steak tartare, da França (4º).

Segundo Sergio Medeiros, idealizador do Festival de Carne de Onça ao lado de Nil Almeida, até 2013 o petisco era servido em poucos bares de Curitiba, normalmente um dia por semana. Já na primeira edição do festival promovido pela plataforma Curitiba Honesta, em 2014, 33 bares da cidade participaram. “Ao longo dos anos, foram cerca de 100 mil porções de carne de onça vendidas no festival. Em alguns deles, chegou a faltar cebolinha verde na cidade”, conta Medeiros.

Em 2014, Sergio Medeiros iniciou a pesquisa sobre a origem da carne de onça e concluiu que, com essa receita e nome, ela só existe em Curitiba. No ano seguinte, encaminhou a pesquisa para a Câmara Municipal de Curitiba e, em 2016, a carne de onça se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da cidade (Lei Municipal 14.928), ganhando novo status. “A carne de onça é a única comida típica da capital paranaense”, explica Medeiros.

Indicação Geográfica

O próximo passo já está acontecendo: Medeiros, Nil Almeida e outros empresários da área de gastronomia estão trabalhando para que a carne de onça de Curitiba receba o selo de Indicação Geográfica. “Assim como o champagne é reconhecido mundialmente como um produto de procedência de uma determinada região da França, logo a carne de onça terá o mesmo status”, explica Medeiros.

Carne de onça: de Curitiba para o ranking TasteAtlas

Os rankings do TasteAtlas, que avalia os melhores pratos de diversos países, leva em conta críticas e avaliações feitas por usuários e profissionais do mundo inteiro. A carne de onça curitibana recebeu a nota 3.7 (as notas vão de 1 a 5).

1.       Yukhoe (Coreia do Sul) – 4.5
2.       Carpaccio (Itália) – 4.4
3.       Mett ou hackepeter (Alemanha) – 4.4
4.       Steak tartare (França) – 4.3
5.       Çig köfte (Turquia) – 4.3
6.       Filet americain (Bélgica) – 4.2
7.       Carne salada (Itália) – 4.1
8.       Kibbeh nayyeh (Líbano) – 3.8
9.       Kitfo (Etiópia) – 3.8
10.   Carne de onça (Brasil) – 3.7

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima