Olhar de Cinema: brasileiro “Neirud” e colombiano “Anhell69” vencem o festival

Confira a lista completa de premiados na 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba; entre os destaques, está o croata “Lugar Seguro”

Na noite desta quarta-feira (21), a cerimônia de premiação da 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba encerrou o evento que exibiu uma seleção de 87 filmes do Brasil e do mundo, em sessões quase sempre lotadas. Foi a primeira vez que o evento premiou categorias técnicas na Competitiva Brasileira, além de trazer de volta o Prêmio de Público para Melhor Curta-Metragem.

Olhar de Cinema

Na Competitiva Brasileira Longa-Metragem, “Neirud”, dirigido por Fernanda Faya, recebeu o Prêmio Olhar de Melhor Filme. O documentário com traços performáticos busca a personagem-título, tia da diretora que trabalhava no circo, presença marcante nas festas da família, mas de quem pouco se sabia. O filme também recebeu o prêmio de Melhor Montagem. Confira a crítica de “Neirud” publicada pelo Plural (aqui).

Leia mais: Documentário “Neirud” conta as histórias de amor da Mulher Gorilla

“Ramal”, de Higor Gomes, retrato da juventude da periferia da cidade de Sabará, Minas Gerais, onde jovens e suas motos passam o tempo, foi o vencedor do Prêmio Olhar de Melhor Filme na Competitiva Brasileira Curta-Metragem. “O Cemitério Verde”, de Maurício Chades, foi o escolhido para receber o Prêmio Especial do Júri.

O júri de longas-metragens, formado pelos atores Fabrício Boliveira e Guilherme Weber; pelo co-diretor artístico do RIDM – Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal Hubert Sabino-Brunette; pela diretora e montadora Jéssica Queiroz, e pela crítica e curadora Nanako Tsukidate, ainda premiou os filmes “Toda noite estarei lá”, pela direção e atuação de Mel Rosário; “Quando Eu Me Encontrar”, pelo roteiro; “O Estranho”, pelo som e fotografia; e “Zé”, pela direção de arte.

Do público

Os escolhidos do público nesta 12ª edição do Olhar de Cinema foram o longa-metragem “Anhell69”, de Theo Montoya, e o curta “Uma espécie de testamento”, de Vuillemin Stephen. O filme de Montoya, ficção que se mistura à realidade para buscar a cena queer de Medellín, na Colômbia, também foi o escolhido pelo júri para receber o Prêmio Olhar de Melhor Filme na Competitiva Internacional Longa-Metragem. O croata “Lugar Seguro”, de Juraj Letotić, recebeu o Prêmio Especial do Júri. Confira a crítica do Plural para “Lugar Seguro” (aqui).

Leia mais: “Lugar Seguro” constrói um relato sincero e triste sobre suicídio

A produção chinesa “Fuga de Visão”, de Peng Zuqiang foi eleita como Melhor Filme na Competitiva Internacional Curta-Metragem. O júri foi formado pelo programador Antoine Thirion, pelo pesquisador e professor Bernardo Oliveira, e pela curadora e escritora Chloe Roddick, e era responsável pelos prêmios das mostras Competitivas Brasileiras e Internacionais de Curtas-Metragens e Novos Olhares. 

“Mudos Testigos”, filme em que o jovem diretor Jerónimo Atehortúa une forças ao saudoso e lendário Luis Ospina, aqui em seu último projeto, para realizar uma peculiar “ficção” que engenhosamente repensa e articula testemunhos e cenas do começo do século 20, foi o filme escolhido como vencedor na mostra dedicada a longas-metragens com maior radicalidade em suas propostas estéticas. 

AVEC-PR

A produção paranaense se destacou com o Prêmio AVEC-PR, que neste ano homenageia Solange Stecz, importante nome da preservação e formação audiovisual no estado. O filme premiado foi “Midríase”, de Eduardo Monteiro, que tem como protagonistas dois seres que residem em um mundo isolado e artificializado. “A Trilha Sonora de um Bairro”, de Betinho Celanex e Danilo Custódio, documentário que retrata o rap na Cidade Industrial de Curitiba, recebeu menção honrosa.

Abracine

Já o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Crĩticos de Cinema, foi concedido para o longa-metragem “Quando Eu Me Encontrar”, de Amanda Pontes e Michelline Helena, e para o curta-metragem “Ramal”, de Higor Gomes.

Nesta quinta-feira (22), os espectadores terão a chance de assistir aos filmes premiados no Cineplex Batel, no Shopping Novo Batel (confira os horários aqui). 

Os premiados

A seguir, confira a lista completa de premiados no Olhar de Cinema 2023:

Competitiva Brasileira

Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
“Neirud”, de Fernanda Faya

Prêmio de Melhor Direção
“Toda noite estarei lá”, Suellen Vasconcelos, Tati Franklin

Prêmio de Melhor Roteiro
“Quando eu me encontrar”, Amanda Pontes e Michelline Helena

Prêmio de Melhor Atuação
“Toda noite estarei lá”, Mel Rosário

Prêmio de Melhor Direção de Arte
“Zé”, Oswaldo Lioi

Prêmio de Melhor Direção de Fotografia
“O Estranho”, Camila Freitas

Prêmio de Melhor Som
“O Estranho”, Gustavo Nascimento, Léo Bortolin e Vitor Moraes

Prêmio de Melhor Montagem
“Neirud”, Yuri Amaral

Prêmio Olhar de Melhor Curta-metragem
“Ramal”, Higor Gomes

Prêmio Especial do Júri
“Cemitério Verde”, Maurício Chades

Competitiva Internacional

Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
“Anhell69”, Theo Montoya

Prêmio Especial do Júri
“Lugar Seguro”, Juraj Letotić

Prêmio Olhar de Melhor curta-metragem
“Fuga de Visão”, Peng Zuqiang

Prêmio do Público

Melhor longa-metragem
“Anhell69”, Theo Montoya

Melhor curta-metragem
“Uma espécie de testamento”, Vuillemin Stephen

Novos Olhares

Prêmio Olhar de Melhor longa-metragem
“Mudos Testigos”, Jerónimo Atehortúa, Luis Ospina

Prêmio da Crítica Abraccine
Melhor longa-metragem
“Quando eu me encontrar”, Amanda Pontes e Michelline Helena

Melhor curta-metragem
“Ramal”, Higor Gomes

Prêmio AVEC-PR Solange Stecz
Melhor filme
“Midríase”, Eduardo Monteiro

Menção Honrosa
“A Trilha Sonora de um Bairro”, Betinho Celanex e Danilo Custódio

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima