“Lugar Seguro” constrói um relato sincero e triste sobre suicídio

Exibido no Olhar de Cinema, filme se inspira em episódio trágico na vida do diretor croata Juraj Lerotic, que perdeu o irmão mais novo

O diretor croata Juraj Lerotic conta um episódio muito triste de sua vida no filme “Lugar Seguro”, obra que integrou a Mostra Competitiva Internacional no Olhar de Cinema 2023. O realizador mostra 24 horas da vida de Bruno (interpretado pelo próprio diretor), que busca dar suporte e evitar que seu irmão mais novo, Damir, cometa suicídio. Não sabemos sobre o passado de Damir, quais seriam as causas (se é que existem) de seu desejo de tirar a própria vida. O que sabemos, apenas, nos é dito pelo próprio Damir: que ele desistiu. 

A mãe dos irmãos junta-se a essa jornada trágica, que passa por hospitais com estrutura precária e médicos cínicos e desinteressados. E a ajuda policial é ainda mais frustrante, com a demorada burocracia que retarda o atendimento de um caso urgente, uma vez que a vida de Damir pode terminar a qualquer momento. Certamente, o diretor passou por essas situações e realiza aqui um retrato pessimista dessas instituições de seu país. 

Lugar Seguro

O que mais desespera mãe e filho é que Damir está em um estado existencial “em suspenso”, paralisado, no qual é difícil compreender e intervir, na busca pela salvação do rapaz. Através de seus olhos, percebemos que alguma chama se apagou e que a situação é irremediável, é uma questão de tempo. E o ator Goran Markovic, que interpreta Damir, tem esses olhos tristes e desola o espectador. (A propósito, Goran Markovic foi amigo pessoal do irmão do diretor. O ator afirmou que gostaria de estar de alguma forma envolvido com o projeto). 

Como o diretor já revelou em entrevistas, o pior aconteceu. E, no filme, quando o fato se concretiza, é inesperado e terrível, desnorteando os sentidos do espectador.

Sem uma gota de sentimentalismo, sem trilha sonora e com uma fotografia quadrada em tons escuros, que realça ambientes tristes e degradados e a desesperança dos personagens, o filme “Lugar Seguro” é um retrato delicado e triste de um fenômeno que, para a maioria das pessoas, escapa à compreensão. 

Mas, apesar de deprimente, o espectador disposto a ver essa obra, e desejando uma inevitável reflexão sobre o tema, encontrará uma surpreendente e rara sinceridade no relato, vindo das memórias mais doloridas do talentoso Juraj Lerotic.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima