UFPR define Lista Tríplice para reitor; acompanhe em tempo real

É tradição das universidades federais enviar apenas os nomes da chapa mais votada, mas isso ainda é incerto na UFPR

Membros do Colégio Eleitoral da UFPR se reuniram na tarde desta quinta-feira (10) para a sessão de definição para a Lista Tríplice de reitor e vice-reitor da instituição. A reunião começou às 14h32 e tendia a ser uma das mais polêmicas da história porque, ao contrário de processos eleitorais anteriores, ainda não havia acordo de como será composto o documento.

Mas uma incerteza jurídica suspendeu o debate. Por causa de novo entendimento da presidência da República sobre as eleições nas universidades federais, ainda não formalizado, o Colégio Eleitoral da UFPR decidiu aguardar novas determinações para não colocar em risco a validade do processo. A sessão será retomada no dia 24 de setembro.

A Lista Tríplice indica ao presidente da República os nomes dos candidatos mais votados pela comunidade acadêmica. Cabe ao presidente, então, nomear a gestão que vai conduzir a instituição pelos próximos quatro anos.

Na prática, é tradição das universidades federais enviar a Lista ao Governo Federal apenas com os nomes da chapa mais votada – que, no caso da UFPR, é a do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.

Mas até a suspensão da sessão por causa da indefinição do Governo Federal, a chapa derrotada, encabeçada pelo professor Herácio Tertuliano e alinhada ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), ainda não havia consentido publicamente retirar o nome do documento.

Por isso, chegou a ter manifestação do lado de fora do Teatro da Reitoria durante a sessão, que terminou pouco depois das 16h30.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “UFPR define Lista Tríplice para reitor; acompanhe em tempo real”

  1. Essa nota foi publicada por esse mesmo jornalista. Como explica a nova decisão da UFPR em elaborar nova lista tríplice? Não seria essa uma manobra para beneficiar alguém?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima