UFPR define Lista Tríplice para reitor; acompanhe em tempo real | Jornal Plural
Clube Kotter
10 set 2020 - 14h28

UFPR define Lista Tríplice para reitor; acompanhe em tempo real

É tradição das universidades federais enviar apenas os nomes da chapa mais votada, mas isso ainda é incerto na UFPR

Membros do Colégio Eleitoral da UFPR se reuniram na tarde desta quinta-feira (10) para a sessão de definição para a Lista Tríplice de reitor e vice-reitor da instituição. A reunião começou às 14h32 e tendia a ser uma das mais polêmicas da história porque, ao contrário de processos eleitorais anteriores, ainda não havia acordo de como será composto o documento.

Mas uma incerteza jurídica suspendeu o debate. Por causa de novo entendimento da presidência da República sobre as eleições nas universidades federais, ainda não formalizado, o Colégio Eleitoral da UFPR decidiu aguardar novas determinações para não colocar em risco a validade do processo. A sessão será retomada no dia 24 de setembro.

A Lista Tríplice indica ao presidente da República os nomes dos candidatos mais votados pela comunidade acadêmica. Cabe ao presidente, então, nomear a gestão que vai conduzir a instituição pelos próximos quatro anos.

Na prática, é tradição das universidades federais enviar a Lista ao Governo Federal apenas com os nomes da chapa mais votada – que, no caso da UFPR, é a do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.

Mas até a suspensão da sessão por causa da indefinição do Governo Federal, a chapa derrotada, encabeçada pelo professor Herácio Tertuliano e alinhada ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), ainda não havia consentido publicamente retirar o nome do documento.

Por isso, chegou a ter manifestação do lado de fora do Teatro da Reitoria durante a sessão, que terminou pouco depois das 16h30.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias