UFPR monta nesta quinta lista tríplice para reitor; chapa derrotada não se retira

Conselho Universitário se reúne na tarde desta quinta-feira. Clima na UFPR é tenso

O Conselho Universitário da UFPR se reúne para montar a lista tríplice que será enviada para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolha o novo reitor da instituição. A reunião está marcada para o auditório da Reitoria, mas também é possível participar on-line.

Na semana passada, a comunidade acadêmica da UFPR se pronunciou sobre os candidatos que se apresentaram. O resultado foi uma vitória com 83% dos votos para a chapa do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca. A chapa de oposição, encabeçada por Horácio Tertuliano Filho, teve 14% dos votos.

O costume na UFPR (e em várias outras federais) é que a chapa derrotada retire sua candidatura. No entanto, neste ano a tradição não foi respeitada. Portanto, o mais provável é que o presidente Bolsonaro tenha a opção de nomear qualquer uma das chapas. Em tese, a retirada da chapa pode acontecer até no momento da reunião, mas parece improvável que isso ocorra.

A consulta à comunidade aconteceu num clima bélico, com a chapa de oposição tentando inclusive anular o processo, sob alegação de supostas fraudes. A Comissão Paritária de Consulta, porém, responsável pelo processo, chegou à conclusão de que as irregularidades não existiram.

Ideologicamente próximo a Bolsonaro, Horácio Tertuliano diz que a universidade é assistencialista e doutrinadora, e parece esperar se nomeado como reitor por questões políticas, mesmo depois da derrota eleitoral.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima