UFPR monta nesta quinta lista tríplice para reitor; chapa derrotada não se retira | Jornal Plural
Clube Kotter
9 set 2020 - 17h04

UFPR monta nesta quinta lista tríplice para reitor; chapa derrotada não se retira

Conselho Universitário se reúne na tarde desta quinta-feira. Clima na UFPR é tenso

O Conselho Universitário da UFPR se reúne para montar a lista tríplice que será enviada para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolha o novo reitor da instituição. A reunião está marcada para o auditório da Reitoria, mas também é possível participar on-line.

Na semana passada, a comunidade acadêmica da UFPR se pronunciou sobre os candidatos que se apresentaram. O resultado foi uma vitória com 83% dos votos para a chapa do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca. A chapa de oposição, encabeçada por Horácio Tertuliano Filho, teve 14% dos votos.

O costume na UFPR (e em várias outras federais) é que a chapa derrotada retire sua candidatura. No entanto, neste ano a tradição não foi respeitada. Portanto, o mais provável é que o presidente Bolsonaro tenha a opção de nomear qualquer uma das chapas. Em tese, a retirada da chapa pode acontecer até no momento da reunião, mas parece improvável que isso ocorra.

A consulta à comunidade aconteceu num clima bélico, com a chapa de oposição tentando inclusive anular o processo, sob alegação de supostas fraudes. A Comissão Paritária de Consulta, porém, responsável pelo processo, chegou à conclusão de que as irregularidades não existiram.

Ideologicamente próximo a Bolsonaro, Horácio Tertuliano diz que a universidade é assistencialista e doutrinadora, e parece esperar se nomeado como reitor por questões políticas, mesmo depois da derrota eleitoral.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias