Reitor da UFPR recebe 83% dos votos; Bolsonaro decidirá nomeação

Consulta decide preferência de comunidade universitária entre duas chapas

A Chapa 2, encabeçada pelos professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzon de Muniz, à frente da atual gestão, foi a mais votada na eleição desta terça (1) e quarta-feira (2) para a Reitoria da UFPR. Em números proporcionais, a dupla levou 83.0764% dos votos válidos, enquanto a chapa concorrente ficou com 14.5687%.

Em números brutos, a Chapa 1, liderada por Horácio Tertuliano e oposição ao atual reitor, somou 1.513 votos, e a chapa 2, 15.505. A consulta não decide quem será o reitor. Agora, uma Lista Tríplice será enviada para o presidente Jair Bolsonaro; e isso coloca incertezas sobre quem comandará a universidade pelos próximos quatro anos.

Mesmo virtual, por causa da pandemia do coronavírus, esta foi a maior eleição da história da UFPR. A votação total chegou a 17.018; em 2016, foram 16,2 mil votos.

Resultado não definitivo

Além do maior, o pleito também foi o mais polêmico. Na prática, a eleição é uma consulta à comunidade acadêmica, e não o resultado definitivo. A nomeação final é uma decisão do presidente da República – e é neste ponto que residem as dúvidas.

Pela tradição das instituições federais de ensino, chapas derrotadas desistem de compor a Lista Tríplice enviada ao governo federal. Em geral, resta ao presidente da República nomear a dupla mais votada para assumir o próximo ciclo de gestão.

Contudo, ainda não se sabe se a tradição do processo será respeitada nestas eleições, uma vez que a chapa composta pelos professores Tertuliano dos Santos Filho e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim  – alinhada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – ainda não afirmou comprometimento com o trâmite habitual de se retirar da Lista.

Em entrevista ao Plural, Santos Filho chegou a dizer que a hipótese de manter a chapa, caso derrotada, na Lista era um argumento da oposição. A candidata a vice nunca se pronunciou abertamente sobre o tema. Procurado na noite desta quarta-feira, o candidato a reitor da UFPR derrotado disse que estava ocupado e que não poderia conversar.

Veja como votou a comunidade acadêmica

Chapa 1 – UFPR Forte

Docentes – 397 votos
Técnicos – 422 votos
Técnicos da Ebserh – 81
Técnicos da Funpar – 7 votos
Alunos da pós-graduação – 156 votos
Alunos graduação – 450 votos
Total: 1.513 votos brutos

Chapa 2 – UFPR de Todos Nós

Docentes – 1.911 votos
Técnicos – 1.457 votos
Técnicos da Ebserh – 152 votos
Técnicos da Funpar – 96 votos
Alunos da pós-graduação – 2.069 votos
Alunos graduação – 9.820 votos
Total: 15.505 votos brutos

Votos totais

Total votos brancos: 143
Total votos nulos: 94
Total votos válidos: 17.018

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima