As comidas que aparecem nas grandes obras literárias. Ouça Os Gastronautas!

Neste episódio do podcast, a escritora Denise Godinho conta seu trabalho de garimpar receitas: da cocada de Dom Casmurro ao bolo de chocolate de Harry Potter

Qual é o sabor da cocada de corte que Machado de Assis cita em Dom Casmurro? E como será o bolo de chocolate com glacê verde que Harry Potter recebe em seu primeiro dia na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts? Ou já pensou em provar o Moloko Plus, o drink que Alex e seus companheiros de arruaça tomam em Laranja Mecânica?

Essas são apenas algumas das dezenas de receitas que a jornalista e escritora Denise Godinho reuniu no livro Capitu vem para o jantar e que mantém atualizadas em seu blog e perfil no Instagram. Há anos, ela garimpa comidas e bebidas que aparecem nas grandes obras literárias, recria as receitas em casa e as divulga para o público.

Denise é a convidada do episódio do podcast Os Gastronautas que foi ao ar nesta segunda-feira (18). Num bate-papo descontraído com o editor de gastronomia do Plural, Andrea Torrente, e o empresário Raphael Zanette, do Grupo Vino!, ela conta histórias dos pratos, anedotas sobre os autores e como a comida é um elemento essencial dessas obras.

“Em uma época em que os costumes parisienses eram o modelo de comportamento para o mundo todo, Machado de Assis seguia na contramão. Ele simplesmente não suportava pedir ‘filet de poisson’ em um restaurante se podia dizer apenas ‘filé de peixe’. O palanque dos protestos eram os livros. É por isso que as referências aos alimentos em suas obras são sempre bem brasileiras – caso da cocada de Dom Casmurro“, escreve Godinho, no livro.

O episódio está disponível no Spotify, Google Podcast e no Spreaker. Ou se preferir pode dar play abaixo.

Siga Os Gastronautas também nas redes sociais – Facebook e Instagram – e fique por dentro das atualizações e dos bastidores do podcast.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima