18 out 2021 - 10h52

As comidas que aparecem nas grandes obras literárias. Ouça Os Gastronautas!

Neste episódio do podcast, a escritora Denise Godinho conta seu trabalho de garimpar receitas: da cocada de Dom Casmurro ao bolo de chocolate de Harry Potter

Qual é o sabor da cocada de corte que Machado de Assis cita em Dom Casmurro? E como será o bolo de chocolate com glacê verde que Harry Potter recebe em seu primeiro dia na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts? Ou já pensou em provar o Moloko Plus, o drink que Alex e seus companheiros de arruaça tomam em Laranja Mecânica?

Essas são apenas algumas das dezenas de receitas que a jornalista e escritora Denise Godinho reuniu no livro Capitu vem para o jantar e que mantém atualizadas em seu blog e perfil no Instagram. Há anos, ela garimpa comidas e bebidas que aparecem nas grandes obras literárias, recria as receitas em casa e as divulga para o público.

Denise é a convidada do episódio do podcast Os Gastronautas que foi ao ar nesta segunda-feira (18). Num bate-papo descontraído com o editor de gastronomia do Plural, Andrea Torrente, e o empresário Raphael Zanette, do Grupo Vino!, ela conta histórias dos pratos, anedotas sobre os autores e como a comida é um elemento essencial dessas obras.

“Em uma época em que os costumes parisienses eram o modelo de comportamento para o mundo todo, Machado de Assis seguia na contramão. Ele simplesmente não suportava pedir ‘filet de poisson’ em um restaurante se podia dizer apenas ‘filé de peixe’. O palanque dos protestos eram os livros. É por isso que as referências aos alimentos em suas obras são sempre bem brasileiras – caso da cocada de Dom Casmurro“, escreve Godinho, no livro.

O episódio está disponível no Spotify, Google Podcast e no Spreaker. Ou se preferir pode dar play abaixo.

Siga Os Gastronautas também nas redes sociais – Facebook e Instagram – e fique por dentro das atualizações e dos bastidores do podcast.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Radiocaos Fosfórico

Neste episódio os textos e ideias combustíveis de Trin London, Merlin Luiz Odilon, Menotti Del Picchia, Alana Ritzmann, Otto Leopoldo Winck, Gabriel Schwartz, Cyro Ridal, Robson Jeffers, Guilherme Zarvos, Carlos Careqa, Clarice Lispector, Luciano Verdade, Giovana Madalosso, Charles Baudelaire, Arnando Machado, Edilson Del Grossi, Francisco Cardoso, Liliana Felipe, Valêncio Xavier, Carlos Vereza, Ícaro Basbaum, Mauricio Pereira, Mano Melo, Monica Prado Berger, Amarildo Anzolin, Antonio Thadeu Wojciechowski, Marcelo Christ Hubel, Cida Moreira, entre outros não menos carburantes.

Redação Plural.jor.br