Romance coreano surreal e peça sobre nazismo são destaques de podcast

Programa apresenta dicas de leitura toda segunda-feira

A onda de interesse pela coreana, causada principalmente pelo K-Pop e pelo filme parasita, tem ajudado o leitor brasileiro a ter mais acesso à literatura do país. Um dos livros da nova safra que acaba de chegar por aqui é “Noite e Dia Desconhecidos”, de Bae Suah, publicado pela DBA.

A história fala de uma ex-atriz desempregada que circula por Seul durante um dia de calor sufocante, tendo que encontrar uma amiga e receber um poeta que não conhece. O livro beira sempre o surrealismo, começando numa peça de teatro para cegos e passando por um restaurante em que as pessoas são obrigadas a comer no escuro absoluto.

A romancista Bae Suah prega várias peças no leitor, que fica confuso diante de uma história intrigante e muito bem contada.

O segundo livro do episódio é “Praça dos Heróis”, uma peça do austríaco Thomas Bernhard que sai agora no Brasil pela Temporal. O assunto é o nazismo e a participação que os austríacos tiveram na loucura de Hitler. Cinquenta anos depois da anexação da Áustria, uma família fala sobre o antissemitismo e o nacionalismo que continuam dominando o país.

A peça de Bernhard causou escândalo em Viena em 1988, sendo criticada duramente pelo presidente da Época, Kurt Waldheim, que aliás era um antigo membro das SA hitleristas.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaOficina RaquelRua do Sabão e Temporal apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Apple

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima