Podcast de livros indica “O jardim de Reinhardt” e “Snowcrash

“O jardim de Reinhardt” tem a peculiaridade de ser narrado em apenas um parágrafo e “Snowcrash” é o clássico do cyberpunk que criou o conceito de metaverso

Nesta semana, “O que ler agora?”, o podcast de livros do Plural fala sobre “O jardim de Reinhardt”, de Mark Haber. E também sobre “Snowcrash”, de Neal Stephenson, o clássico que inventou o metaverso.

Primeiro trabalho de Haber traduzido no Brasil, “O jardim de Reinhardt” fala sobre um homem ambicioso e algo insano, de nome Jacov, que quer escrever um tratado sobre a melancolia. A peculiaridade desse pequeno romance é o fato de ter 160 páginas e apenas um parágrafo.

“O jardim de Reinhardt”

Na conversa, os jornalista Rogerio Galindo e Irinêo Netto falam sobre “O jardim de Reinhardt”, publicado pela DBA, e as influências mais ou menos óbvias de Haber – como o escritor austríaco Thomas Bernhard, autor de “O Náufrago”.

Haber é americano e vive no Texas, onde trabalha como livreiro. Seu romance mais recente, “San Sebastian’s Abyss”, acaba de ser publicado nos Estado Unidos.

“Snowcrash”

O mesmo programa fala também de “Snowcrash”, publicado pela Aleph. Um clássico do cyberpunk escrito por Neal Stephenson, esse livro ganhou fama e respeito por ter sido aquele que criou o conceito de metaverso, que considera o mundo que vivemos apenas uma das realidades possíveis e existentes.

Hoje, essa ideia do metaverso ganhou popularidade com os filmes da Marvel, como em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. Outro filme, que não é super-herói e faz um uso inteligente do metaverso é  “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, estrelado pela grande atriz chinesa Michelle Yeoh.

Livros indicados

“O jardim de Reinhardt”, de Mark Haber. Tradução de Fábio Bonillo. DBA, 160 páginas, R$ 59,90. Romance.

“Snowcrash”, de Neal Stephenson. Tradução de Fábio Fernandes. Aleph, 552 páginas, R$ 79,90. Romance.

“O que ler agora?” está disponível em tocadores de podcast como Spotify, Deezer e Apple Podcast (e também embutido nos posts do site do Pluralaqui). Novos episódios chegam às plataformas sempre às terças-feiras. Ele é produzido com o apoio de sete editoras independentes: AlephAntofágicaArte & LetraFósforoMundaréuRua do Sabão e Tabla.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima