De Rabelais a Pepe Mujica: ouça novo episódio de podcast sobre livros - Jornal Plural
7 jun 2021 - 9h22

De Rabelais a Pepe Mujica: ouça novo episódio de podcast sobre livros

“O que ler agora?” fala de nova tradução de clássico e de livro sobre ditadura uruguaia

O terceiro episódio do podcast “O que ler agora?”, produzido pelo Plural, apresenta a mais nova tradução do grande escritor François Rabelais para o português. E não é uma tradução qualquer: Guilherme Gontijo Flores começa a publicar pela Editora 34 a obra integral do francês, que inclui clássicos como Gargântua e Pantagruel.

Gontijo, conhecido por traduzir clássicos como Safo e “A Anatomia da Melancolia”, que lhe rendeu um Prêmio Jabuti, fala sobre as dificuldades e os prazeres de traduzir Rabelais, um daqueles autores muito citados mas pouco lidos. Cômico de primeira linha, Rabelais foi um dos responsáveis pela criação do romance como nós conhecemos.

O segundo livro do podcast é “Memórias do Calabouço”, lançado pela editora Rua do Sabão. O livro, escrito por dois presos políticos da ditadura uruguaia, conta como os “reféns de Estado” eram tratados e como passavam seus dias na cadeia. O centro da obra são os Tupamaros – e um dos personagens principais é Pepe Mujica, que mais tarde se tornaria presidente uruguaio.

“O que ler agora” é produzido em parceria com um pool de editoras independentes. AlephAntofágicaOficina RaquelRua do Sabão e Temporal apoiam o projeto.

O podcast está disponível nas principais plataformas para iOS e Android.

Veja o link do episódio em algumas plataformas:

Deezer

Spotify

Google Podcasts

Podcast Addict

Podchaser

Spreaker

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias