Vacinas da Pfizer devem chegar em Curitiba na próxima semana

Serão 32 mil doses que darão continuidade ao Plano Municipal de Imunização

Ministério da Saúde repassará 32.760 doses de vacina contra a Covid-19 para Curitiba na próxima semana. Os imunizantes foram produzidos pelo laboratório Pfizer e chegarão na cidade por intermédio do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Por exigirem uma estrutura complexa de armazenamento, o uso das doses da Pfizer ficará restritas às capitais do Brasil.

As vacinas exigem armazenamento inicial de -70ºC e devem ser descongeladas sutilmente antes de serem utilizadas. Além disso, após o descongelamento elas deverão ser diluídas em solução injetável de cloreto de sódio 9mg/ml (0,9%). Depois do processo, os imunizantes devem ser utilizados em, no máximo, seis horas.

Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) responsáveis pela aplicação da vacina passaram por uma capacitação online na tarde desta quinta-feira (29), promovida pelo Programa Nacional de Imunização, a fim de prepará-los quanto ao manejo do imunizante.

A vacinação com as doses da Pfizer se concentrará no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, local onde terá estrutura adequada para o armazenamento. Além de um espaço adaptado e diluentes, serão necessárias também agulhas específicas e seringas de alta precisão. O Ministério da Saúde informou que fornecerá os insumos para o primeiro lote comprado pelo país, mas que nas próximas remessas a aquisição ficará por conta do município.

Segundo a prefeitura, com esse novo lote, Curitiba dará continuidade ao Plano Municipal de Imunização, vacinando idosos e profissionais da saúde que ainda não foram atendidos.

Colaborou Jully Ana Mendes

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima