Presidente da Sanepar vai a Dubai e recebe certificado do Tecpar – que fica na CIC

Copel, cujo setor também enfrenta crise nacional, também foi à viagem. Assim como o governo, as empresas não anteciparam gastos

Em meio à maior crise hídrica do Paraná, o presidente da Companhia de Saneamento do estado (Sanepar), Claudio Stabile, viajou a Dubai para acompanhar a comitiva governamental que cumpre agenda na cidade desde o último domingo (10). A Copel, companhia estadual de energia – área que enfrenta uma crise nacional –, e a Portos do Paraná também mandaram representantes. Assim como o governo, as três empresas, públicas, se recusaram a adiantar os valores gastos com o evento.

Em Dubai, Stabile participou de um evento praticamente interno. Ao lado do governador Ratinho Jr., ele recebeu o primeiro certificado de compromisso ambiental elaborado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Segundo o governo, tratou-se de um episódio para apresentar a sustentabilidade do Paraná ao mundo. Com a certificação, a companhia de abastecimento se compromete a contribuir com a compensação anual de 178 toneladas de carbono por meio da adoção do Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no Litoral. A compensação será da emissão do gás carbônico gerado no processo de tratamento de esgoto da estação Rio das Pedras, em Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí.

Em nota, a empresa disse que acompanha a comitiva do governo com o objetivo de atrair investimentos.

“A Sanepar é uma empresa de capital aberto. Estar presente na maior e mais tradicional feira de negócios do mundo é uma oportunidade de atrair novos investidores e também parceiros para eventuais projetos futuros de inovação, de acordo com as novas regras do marco de saneamento”, disse, em nota, a Sanepar.

A Copel deu justificativa semelhante e respondeu que, por ser a maior empresa do Paraná e ter ações listadas nas principais bolsas de valores do mundo, foi à Expo Mundial, em Dubai, apresentar oportunidades de investimentos na sua área de concessão para distribuição de energia, que é o Paraná.

Representam a Copel em Dubai o presidente da companhia, Daniel Slaviero, e o diretor de desenvolvimento de negócios, Cassio Santana da Silva. A Sanepar, além do presidente, enviou também o engenheiro e gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti.

Já da Portos do Paraná viajou o presidente Luiz Fernando Garcia da Silva. Em nota, a empresa não citou um objetivo específico da participação e citou trechos de um texto encaminhado pelo próprio governo nesta quarta, que cita as propostas gerais das iniciativas.

Nenhuma das companhias adiantou os valores dos custos da viagem, como solicitado pelo Plural. A Copel e a Portos do Paraná, assim como o governo, informou que os gastos constarão no Portal da Transparência. A Sanepar se limitou a responder que “os custos foram de passagens aéreas, hospedagem e diárias para alimentação”.

Desde o início da semana, o governador e outros 11 representantes e servidores do Paraná participam da Expo Dubai 2020, evento internacional de negócios e investimentos. Segundo o governo do estado, a viagem encabeçada por Ratinho Jr. contempla três grandes inciativas, entre elas a própria exposição, cujo pavilhão Brasil é representado pelo Paraná, e a realização de encontros bilaterais com autoridades econômicas do país numa tentativa de impulsionar novos negócios entre o Paraná e a comunidade árabe.

Paralelamente, foi realizado o “Paraná Business Experience”, organizado para colocar frente a frente empresários paranaenses a investidores de Dubai. Neste caso, as despesas teriam custeadas pelos empresários, embora parlamentares da oposição venham questionando o modus operandi da organização do evento – que poderia ter dinheiro público envolvido.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Presidente da Sanepar vai a Dubai e recebe certificado do Tecpar – que fica na CIC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima