Papagaios-de-cara-roxa ganham ninhos artificiais para auxiliar na reprodução

Desde 2003 a SPVS usa ninhos artificiais para auxiliar na reprodução dos papagaios

Nesta Semana dos Psitacídeos o Plural publica uma série de vídeos do projeto Papagaios do Brasil, iniciativa que visa conservar diversas espécies. Uma delas é o papagaio-de-cara-roxa.

O Projeto de Conservação do papagaio-de-cara-roxa é realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) desde 1998, com apoio da Fundação Loro Parque.

Esta espécie só ocorre na Mata Atlântica e vive numa região restrita entre o litoral de São Paulo e Paraná.

Desde 2003 a SPVS usava ninhos de madeira e PVC para auxiliar na reprodução dos papagaios-de-peito-roxo. Neste ano a equipe instalou ninhos artificiais em Guaraqueçaba, no Paraná.

Neste ano está em andamento a campanha “Adote um ninho”, que serve para arrecadação de fundos para aquisição de mais ninhos artificiais. Até agora foram doados mais de 19,3 mil. O projeto Papagaios do Brasil, responsável pelo levantamento das verbas, revela que 119 caixas-ninho já foram instaladas.

“Nós adquirimos 20 caixas-ninho para serem instaladas no período reprodutivo para testar”, explica a pesquisadora da SPVS, Elenise Sipiski. Os ninhos foram desenvolvidos pela equipe do Projeto Charão e são de polietileno, que aumentam a vida útil do abrigo.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Papagaios-de-cara-roxa ganham ninhos artificiais para auxiliar na reprodução”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima