Faltam tutores para estudantes diagnosticados com autismo na rede municipal

Em ao menos quatro CMEIs há relatos de alunos que não têm o devido acompanhamento

Francisco, de 3 anos e as gêmeas Catarina e Glória, de 2 anos, foram à escola pela primeira vez na vida neste 2022. Um mês depois, os irmãos – que têm diagnóstico de autismo – já enfrentam a primeira dificuldade: a falta de tutores.

A nota técnica n.º 24 de 2013, que orienta sobre a Lei n.º 12.764/2012, diz que é direito das crianças com transtorno do espectro autistas terem acompanhantes.

O mesmo documento também diz que a recusa da matrícula ou o não atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes “fere o dispositivo constitucional que assegura o direito à inclusão escolar. Isso também vale para pessoas que têm deficiência visual, auditiva ou quaisquer outras.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Curitiba tem aproximadamente 3,2 mil crianças e estudantes com deficiência na rede regular de ensino, de um total de 140 mil matriculados. 

De acordo com a pasta, “nem todo estudante em inclusão necessita de profissional de apoio”.  A Secretaria explicou, em nota que “a análise sobre a necessidade de acompanhamento com profissional de apoio é constante e ocorre a partir da observação individual de cada criança quanto ao nível de comprometimento, características individuais e também em relação à locomoção, higiene e alimentação”.

Para solicitar a tutoria, mães, pais ou responsáveis devem apresentar documentação que comprovem a necessidade do estudante. Foi isso que Polli Abade, mãe de Francisco, Glória e Catarina, fez.

Logo que matriculou as crianças em um Centro Municipal de Ensino (CMEI), ela informou que os filhos têm diagnóstico de autismo e mesmo assim as crianças ainda estão sem a tutoria especializada.

A direção do CMEI – cujo nome ela prefere manter em sigilo – já foi informada e disse que solicitou à prefeitura a designação de tutores. “E disseram que agora tem que esperar. Vou ao Conselho Tutelar e, se for preciso, ao Ministério Público, porque é ruim tanto para os meus filhos quanto para a professora, que fica sobrecarregada e não consegue atender as necessidades deles direito”, critica.

Há relatos de que faltam tutores nos CMEIs Nice Braga, Ubatuba-Tambaú, Santos Andrade e Caramuru. A reportagem questionou a Secretaria de Educação especificamente sobre quantas pessoas designadas para tutoria trabalham nestas unidades, mas não obteve resposta.

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3 comentários em “Faltam tutores para estudantes diagnosticados com autismo na rede municipal”

  1. O que tem a ver a falta de tutores com tudo o que você escreveu? Aliás você escreve muito mal e duvido que você foi alfabetizada durante o governo petista. Ah, sabia que foi no governo PT que a lei Berenice Piana foi sancionada? Conhece essa lei? Aliás, você sabe que os municípios e estados é que são responsáveis pela educação básica e que o governo federal só repassa as verbas? Inclusive que há 5 anos o governo federal não atualiza a verba para a merenda dos alunos? Sabe quanto o atual governo cortou investimentos para a educação básica? Pesquise.

  2. E… a:
    Arte.
    Literatura.
    Como ficam? Aqui. Sobretudo a música artística.
    E os livros no Brasil?

    Saúde & educação. Geral. E irrestrita. Isso sim.

    O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua vida diária boa. Educação nas Escolas. Ter músicas realmente boas no dia a dia. E bons hospitais. O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua música. PT venera a Indústria Cultural. Melhor para dominar. Literatura e alta cultura é de que o Brasil necessita a tempo nas nossas escolas e na educação das curuminhas. E de música boa. Esteticamente boa. A frente de tudo a qualidade de 1ª. Estética.

    O Jogo de Cartas da Educação Infantil: Seria o bom gosto nas escolas. Tal qual Tarkovsky. Ou como o cinema antigo (de qualidade brasileiro).

    Eis: 1º lugar educação dos mais jovens, para se ter solidez no futuro próximo. Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins. Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve. O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto… O resto são frasinhas® poderosas: Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica: A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?

    Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade. Aqui a superficialidade do PETISMO®: Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda pura. O PT é truculento.
    Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo®

  3. Infelizmente essa realidade não está sendo somente nestes cmeis e sim praticamente na rede toda, na regional Cajuru tbm estão assim.

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