Municípios do PR têm problemas com gestão do lixo | Jornal Plural
20 jan 2020 - 17h59

Municípios do PR têm problemas com gestão do lixo

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas aponta 14 irregularidades na coleta seletiva, triagem e destinação final de resíduos sólidos urbanos

Após avaliar a gestão do lixo em dez municípios do Paraná em 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aponta 14 diferentes tipos de irregularidades quando o assunto é resíduos sólidos urbanos. As prefeituras foram notificadas e devem seguir as 73 recomendações expedidas.

A avaliação faz parte do Plano Anual de Fiscalização do TCE e as sugestões foram feitas aos municípios pela Coordenadoria de Auditorias (Caud), que efetuou as fiscalizações. Foram avaliados o planejamento, a prestação dos serviços, a estrutura organizacional e o corpo técnico responsável pela gestão ambiental das dez cidades. São eles: Barbosa Ferraz, Cafelândia, Catanduvas, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Peabiru, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Turvo e Vera Cruz do Oeste.

Entre os principais problemas na gestão ambiental destas cidades estão: ausência de um sistema de coleta seletiva devidamente estruturado e consolidado; inexistência de triagem dos resíduos sólidos urbanos coletados; e disposição final do lixo em terrenos sem as características de aterro sanitário.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você entra na nossa lojinha, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias