Já pensou casar pela internet?

Casamento coletivo será on-line em razão da pandemia; inscrições vão até dia 13

“Estamos juntos há 18 anos e até o momento não tínhamos conseguido casar pois o custo é muito alto. É um sonho nosso poder se casar, ter um papel comprovando nossa união. Por mais que estejamos juntos, ter um papel comprovando é outra coisa”, conta o vigilante Reinaldo da Cruz, explicando a razão que os levou a aceitar se casar pela internet. O casal é um dos que irão oficializar a união remotamente, no dia 4 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Em sua 4ª edição, o Casamento Coletivo na Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo Guimarães) foi totalmente remodelado para a pandemia. Promovido pelo TJPR, o casamento civil coletivo é gratuito, válido para moradores de todo o Paraná e realizado pelo programa ‘Justiça no Bairro’.

“O desejo de se casar é um desejo que nunca vai se apagar”, observa o psicólogo Leonardo Araújo, especialista em Psicologia Positiva. O profissional destaca que a novidade e a ansiedade são os principais fatores que os casais levaram em conta para participar do evento. “Não sabemos quando a pandemia vai passar. O amor não pode esperar. Se as pessoas estão felizes juntas e querem oficializar sua relação, vale. É algo bem bonito ver que mesmo em meio ao caos que estamos vivendo, o amor e o casamento ainda têm o seu lugar.”

Como participar

Os casais que se interessarem em participar devem procurar o Cartório de Registro Civil de seu bairro ou município até esta sexta-feira (13). É necessário levar os seguintes documentos: carteira de identidade original (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF); certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio (atualizada em no máximo 90 dias); comprovante de renda (contracheque ou carteira de trabalho – até três salários mínimos por casal); comprovante de endereço atualizado. 

“Nós vamos utilizar os espaços das escolas, espaços do SESC, espaço das próprias prefeituras do interior, e será tudo celebrado simultaneamente, por vídeo conferência”, conta Joeci Machado Camargo, desembargadora do TJ-PR e promotora do evento. “Ao término da cerimônia, os casais vão receber a certidão de casamento pelas mãos do próprio cartorário”, esclarece.

Colaborou: Matheus Koga

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima