“Foi tudo muito rápido, quando vimos o fogo já tinha tomado conta”

Incêndio destruiu cerca de 30 casas na manhã deste sábado no Parolin 

Um incêndio atingiu cerca de 30 casas na madrugada deste sábado (26), no bairro Parolin, em Curitiba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2h30 da manhã no Morro do Sabão. A proximidade das residências e o fato de serem construídas de madeira podem ter contribuído para o rápido alastramento do fogo. Ainda não há informação sobre a causa do incêndio. 

Por ser uma região de difícil acesso, foi preciso o trabalho de cerca de 27 bombeiros e sete viaturas para conter o incêndio, o que ocorreu depois de três horas de combate. Segundo o Major Felix, que participou da assistência, esse foi o maior enfrentamento de incêndio em comunidades do Paraná.

“Foi um incêndio de grandes proporções, a extensão do fogo foi de uma rua a outra da quadra. As pessoas perderam tudo. E foi um trabalho extremamente difícil por se tratar do morro mais alto do Parolin”, afirma o Major Felix, do Corpo de Bombeiros.

Região atingida pelo fogo na madrugada deste sábado (26) aparece circulada em vermelho. Imagem: Corpo de Bombeiros do Paraná

Sirley Andrade da Silva vive próximo à região do incêndio. Ela conta que, apesar de não terem certeza, os moradores acreditam que a origem do fogo tenha se dado nos cabos elétricos. “Foi tudo muito rápido, quando vimos o fogo já tinha tomado conta. Foi bem triste. A situação tá muito complicada”, relata. 

“Estamos nos sentindo impossibilitados de fazer qualquer coisa, foi tudo muito triste…ver o fogo levar os bens materiais que foi necessário uma vida para construir. Em questão de segundos foi tudo embora. Agora tá só cinzas e restos de coisas queimadas. Os moradores estão mexendo pra ver se encontram algo que possam aproveitar, mas infelizmente é impossível pois o fogo queimou tudo”, conta Sirley.

Foto: Thiago Cavalieri

Atendimento

Neste momento, equipes da prefeitura de Curitiba, da Defesa Civil, da Fundação de Ação Social (FAS) e Administração Regional Portão estão realizando atendimento às 30 famílias que tiveram suas residências destruídas pelo fogo. 

Segundo a gestão municipal, apenas uma vítima foi encaminhada ao hospital devido à intoxicação. As famílias estão sendo atendidas no CRAS Parolin, que está distribuindo roupas, colchão, lona, água e cestas básicas.

“Foi uma média de 30 casas atingidas, mas pelo o que estamos apurando com base no cadastro das famílias, na verdade é um número muito maior”, pontua o Major Felix.

Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná

Servidores municipais e bombeiros continuam no local prestando assistência aos moradores e monitorando possíveis novas situações adversas.

Casos de emergência podem ser comunicados pelos telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Doações

Aqueles que quiserem doar roupas, móveis, eletrodomésticos e mantimentos para as famílias podem ligar para o Disque Solidariedade da prefeitura, por meio do serviço de telefone 156, ou levar os itens até a sede do CRAS Parolin (Rua Francisco Parolin, 881). A unidade funcionará nesta segunda-feira (28), das 8h às 17h. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima