Famílias que perderam gestantes para Covid-19 podem dar depoimento

Testemunhos integrarão pesquisa acadêmica, para suprir falta de dados oficiais

A doutora em Antropologia, documentarista e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Debora Diniz, está em busca de famílias dispostas a falar sobre a perda de uma parente grávida, no parto ou pós-parto, por consequências da Covid-19.

Na tentativa de suprir a falta de dados oficiais sobre a morte de mulheres grávidas causada pelo coronavírus, a antropóloga pretende utilizar os relatos de luto para documentar a situação em uma pesquisa acadêmica.

As pessoas que souberem como encontrar essas famílias ou quiserem dar seu próprio depoimento podem fazer contato com a profissional por mensagem via Twitter ou Instagram

Quem é Debora Diniz

Debora, que também é colunista do El País e da Marie Claire, é conhecida por suas importantes contribuições na discussão sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Brasil. Em 1999, ela fundou a Anis – Instituto de Bioética, “a primeira organização não-governamental, sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa, assessoramento e capacitação em bioética na América Latina”.

Por conta de seu ativismo, a antropóloga passou a receber ameaças e teve que deixar o Brasil, em 2018. Autoexilada nos Estados Unidos, Debora exerce seu ativismo por meio das redes sociais. Atualmente, ela é pesquisadora visitante na Universidade Brown e trabalha na International Planned Parenthood Federation (IPPF), uma organização que trabalha com saúde sexual e reprodutiva.

Colaborou: Maria Cecília Zarpelon

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima