Família venezuelana é resgatada de situação análoga à escravidão em Bocaiúva do Sul

Eles eram mantidos em um hotel-fazenda e o dono do estabelecimento foi preso em flagrante

Uma família de venezuelanos que era mantida em situação análoga à escravidão foi resgatada em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na semana passada. Eles eram mantidos em um hotel-fazenda da cidade. O proprietário do local foi preso em flagrante.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MPPR), a família foi trazida de Roraima para trabalhar no Paraná em janeiro deste ano. Eles eram mantidos em um depósito e o “empregador” retinha o salário para custear alimentação, gás e energia elétrica.

A ação de resgate contou com a atuação da Assistência Social da prefeitura de Bocaiúva do Sul, que acionou o MPPR. A Polícia Civil (PC) também participou da ação, fazendo a prisão do acusado.

Família

Enquanto o pai saía para trabalhar a mãe e as crianças ficavam trancadas em casa. Segundo o MPPR, não havia nenhuma formalização trabalhista. As crianças resgatadas têm 1 ano, 4 anos e 8 anos.

Leia também: População de Fazenda Rio Grande é a 2ª que mais cresceu no Brasil

Além disso, as vítimas também eram alvo de xingamentos e ameaças verbais, o que configura xenofobia.

Os venezuelanos resgatados no último dia 30 de junho serão atendidos em programas de assistência social e foram encaminhados para uma nova residência, em Bocaiúva do Sul mesmo, já que optaram por permanecer na cidade.

O processo tramita em segredo de Justiça, por essa razão o nome do acusado e o local onde ocorreu o crime não foram revelados.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima