Grupo de WhatsApp com alunos do colégio Positivo tem ameaça de estupro e xenofobia

Alunos também usaram imagens que fazem apologia ao nazismo

O avanço de manifestações da extrema-direita tem repercutido também entre adolescentes de classe alta de Curitiba. Nesta segunda-feira (07) o Plural teve acesso a conversas de um grupo de WhatsApp com alunos do colégio Positivo Ambiental, onde são compartilhadas mensagens xenofóbicos, racistas, nazistas e até ameaça de estupro.

O grupo é formado por alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos são adolescentes e por essa razão retiramos a identificação de nome e números de telefone.

As mensagens, no entanto, são extremamente agressivas. O grupo se chama “Bolsonaro Positivo Amb” e foi criado pelos próprios estudantes.

As ofensas são direcionadas aos brasileiros que vivem no Nordeste, por conta da boa votação dada ao ex-presidente Lula (PT) e também há ódio direcionado aos pobres: “vamos declarar guerra ao Nordeste”, publicou um estudante. Outro aluno diz: “reza (sic) pra Rússia tacar uma bomba atônica no Nordeste”. “Vou bater em petista amanhã”.

Uma estudante que comemorou a vitória de Lula e chamou os colegas de “gadinho” foi xingada de “pobre nojenta” e a ameaçada de estupro. Ouça o áudio:

O aluno diz: “quero pegar meu pa*, atravessar até ele sair pela tua boca, até você falar que é Bolsonaro com o meu pa*. Sua p*tinha do c*ralho, filha de uma p*ta”.

Ao todo o grupo de WhatsApp tem 200 participantes.

O Plural questionou o colégio Positivo sobre a expulsão dos estudantes que cometeram o crime de apologia ao nazismo e compartilharam os conteúdos xenofóbicos, misóginos e racistas. Também sobre comentários feitos aos professores que seriam “petistas”, conforme os estudantes.

Em nota o colégio Positivo afirmou que é “favorável à liberdade de expressão dentro e fora da escola, uma vez que faz parte do processo de formação do cidadão. No entanto, como defendemos a neutralidade política, somos absolutamente contrários a qualquer tipo de manifestação política violenta e desrespeitosa, aplicando medidas disciplinares internas quando confirmada a prática de violações”.

Mais tarde, às 20h51 do dia 7 de novembro, o colégio enviou um novo comunicado à redação cuja íntegra é: “ [somos] absolutamente contrário a qualquer tipo de manifestação violenta e desrespeitosa envolvendo alunos e que, embora a expulsão como medida educativa não seja prevista no regimento interno do colégio, pois esta medida afronta o direito de permanência dos alunos na escola, conforme previsão expressa do art.53, inciso I da Lei nº 8.069/90, art.3º, inciso I da Lei nº 9.394/96 e, em especial, do art.206, inciso I da Constituição Federal, o colégio está tomando medidas administrativas rigorosas a respeito do caso”.

O regimento interno do colégio Positivo, todavia, prevê que são faltas graves “desacato a colegas, professores e funcionários; desrespeito à integridade física ou moral” e proíbe os alunos “apelidar, xingar, discriminar ou expor colegas, professores ou funcionários a situações embaraçosas”.

As faltas podem ser punidas com advertências, suspensão dos estudantes envolvidos e até mesmo a transferência de instituição, conforme consta no manual da família do colégio Positivo. A transferência é equiparada tecnicamente ao aluno ser expulso da unidade.

Outros casos

Esta não é a primeira vez que uma das unidades do colégio Positivo registra atos de extrema-direita. Na sede da Ângelo Sampaio, cantando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, os estudantes hostilizaram os colegas que apoiam o presidente eleito.

Na cidade de Valinhos, em São Paulo, oito estudantes foram expulsos do colégio Porto Seguro, depois de destilarem racismo e ameaçar um colega negro por meio de aplicativos de mensagens.

Em Curitiba, ao contrário, o colégio Positivo não desligou nenhum estudante até agora.

Material atualizado às 8h24 do dia 8/11/2022 para incluir uma nova nota do colégio Positivo.

Sobre o/a autor/a

49 comentários em “Grupo de WhatsApp com alunos do colégio Positivo tem ameaça de estupro e xenofobia”

  1. Racismo, Misoginia e Xenofobia explícita!!!
    Além de que a maioria é LGBTFOBICO também!!!
    Medo!!!
    O problema é falta de leitura e muito estudo, par realmente entender o que é ser de esquerda ou direita!!!
    Bozó é um pseudofacista e Lulão é um pseudoesquerdista….
    Quem realmente sabe o que significa e luta por uma esquerda raiz votou NULO!!!
    #DiversidadeSempre

  2. Vocês estão loucos né? Kkkkk. Extrema direita? Apologia ao nazismo? A mesma escola “proibiu” os alunos de irem de verde e amarelo pra escolas, os alunos foram e Se manifestaram. Eu não VOTEI em nenhum dos e acho justo todo mundo Se manifestar. Adolescente só fala merda em qualquer contexto… Acho errado, isso ter sido vazado pra imprensa, duvido que se fosse ao contrário, teria vazado. Jornal plural, que de pluralidade não tem nada.

  3. Não faz sentido afirmar que esses são comportamentos de pessoas da direita, como uma generalização! São comportamentos de idiotas, pessoas sem caráter, bandidos, estúpidos e covardes, isso, sim. Ser intolerante não é uma característica da direita!

  4. Não adianta colocar a culpa na escola, educação vem de casa, quem deve educar e colocar respeito são os pais, sou mãe e na minha casa não falamos palavrões, sou completamente contra esses palavrões, ameaças, horrível tudo isso. Devem ser punidos pelos pais, tirar o celular, se não sabem se comportar e não respeitam a opinião alheia devem ser punidos pela autoridade maior que são os pais e não a escola, o papel da escola é ensinar, matemática, ciências, português…
    Julgar é fácil né??? Vamos educar nossos filhos, orienta-lós, hoje tem alunos que batem e ameaças professores, pensem nisso…
    Para se tornarem cuidadões de bem dependem de uma boa educação, conversação em casa. Não podemos responsabilizar a instituição pelos atos cometidos, a não ser os pais que não estão sabendo educar seus filhos.

  5. Cecília Degelmann da Silva

    Ninguém tocou aqui no tópico youtubers. Os jovens de hoje não têm exemplo em seus pais mas em youtubers. Passam muuuito mais tempo com o palavreado baixo de vídeos recheados com palavrões nos quais estupro e estuprar são termos banais que já nem têm mais o significado literal. É como *uck ou *oder; já não encerram em si a denotação, apenas servem de canal por meio do qual se dá vazão à agressividade e poderia continuar a análise mas daria páginas.

    O ideal seria transformar essa agressividade em ações construtivas para a sociedade e dar uma resposta à indignação diante de fatos, principalmente se tornando um ser político atuante.

  6. Sinto dizer: Não é culpa do Bozoasno; Muito pelo contrário, “graças a ele” o “lusco fusco” que encobria a hipocrisia de uma parte da classe média foi jogada na lata de lixo!
    O provincianismo chinfrim, que até hoje insistimos em chamar “civilidade”, seja por ignorância, seja por completo recalque capitalista, é o verdadeiro culpado!
    O Nazismo, o Fascismo, o crime organizado e o diabo que nos carrega é o CAPITAL!
    A nossa relutância em encarar isto de frente é o que nos enlouqueceu, e agora nossas crianças!

  7. Interessante o pessoal querendo comparar essa violência com o que o MST e os BlackBlocks fazem. Então você quer comparar ESTUPRO e NAZISMO, coisas que ameaçam vidas, ameaçam seres humanos, com… Vidraça de banco e terra improdutiva, constitucionalmente eleitas para reforma agrária? Comparativo SUPER plausível. São SIM necessárias medidas punitivas pra quem faz alusão aos fascismos e incitações a ataques físicos a outros seres humanos.

  8. Uma Geração de novos mimizentos, homens e mulheres mimados que não sabem perder e resolvem na soberba, na agressão.
    Positivo, sendo positivo, só o dinheiro interessa. Conivente com pais irresponsáveis.

  9. Olá a população mundial a maioria está enganada só o Altíssimo para resolver a situação há muita idolatria as pessoas se acha sábia de mais e não ver que está num corpo imundos cheio de fezes, catarro, germe!! E acho que é melhor do que os outros acorda povo do Sul do Brasil. Se vocês acham que é melhor vcs não iria ao vaso sanitário!! Vcs que são preconceituso ler mais sobre as suas existências aqui no Brasil..
    Eu sou Nordestino vou há onde quiser o Brasil e meu i seu !!

  10. Isso tudo é fruto do ódio que o miliciano corrupto plantou na mente doentia dessa massa de manobra.
    Os fascistas falam que o STF ajudou Lula tirando sua condenação, mas esquecem que por um grave erro permitiu que Lula fosse julgado por um juiz parcial, que tinha o objetivo de tirá-lo da disputa pra presidente, e meses depois virou ministro da justiça no governo do miliciano.

  11. É uma pena q o Positivo tenha esse comportamento de não tomar nenhuma atitude em relação a esses alunos. Pq se vê gravíssimo tudo isso. Principalmente o áudio enviado por esse aluno. Afinal, o Positivo tem um nome à zelar. Muito triste saber q o Colégio compactua com tudo isso. Pq abre portas p q volte à acontecer novamente por parte de outros alunos. Estou decepcionada com o Positivo. É uma vergonha.

  12. Sou nordestino baiano com muito orgulho e moral , não sou contra a nm um estado e nm contra ninguém , mas adoraria ver se esses ibecies de santa Catarina falar isso na frente de pelo menos meia dúzia de nordestino , aqueles nordestino bem do cangaço lampião aí eu queria ver se eles são machos mesmo como se acham por trás de redes sociais .
    Essa palhaçada tem que acabar ou nós nordestinos vamos unir nossa irá e fúria contra todos em relação a isso e vamos contra atacar e começar gueriar pra valer por que respeito é pra quem tem e se eles não respeitam por que teremos que respeitar eles se querem guerra vamos guerreira nosso estado é bem maior que santa. Catarina e outros por ai
    Peço desculpas pela minha revolta mas não podemos aceitar de olhos abertos e fingir que estão fechados

  13. Somente a pressão da sociedade fará com que atitudes sejam tomadas. Faz-se necessário toda o engajamento de pessoas que não compactuam com a violência e o extremismo. Agora é a hora de reeducar esses jovens!! Expulsão já!

  14. Desligar os alunos da escola ofende a possibilidade da escola continuar recebendo as mensalidades.
    Como o objetivo primeiro da escola é a receita financeira e não a educação, obviamente a escola falha na educação. Talvez esteja na hora de questionarmos a existência das escolas privadas. Talvez, afinal, esse não seja um modelo eficiente de prover educação de qualidade.

  15. Terezinha Hernandes

    Engraçado que vi um vídeo de uma Artista famosa dizendo que quer esfregar a cara do Presidente e seus apoiadores no Asfalto até sangrar. Ah mas os esquerdas são do Bem e podem falar até que querem fuzilar o Bolsonaro e seus Apoiadores. Hipocrisia.!!!

  16. A escola deve ser maravilhosa (sqn). Quantos erros de português dos alunos.
    Escola conivente com essas atitudes, jamais colocaria um filho para estudar lá. Os pais e professores deveriam fazer um boletim de ocorrência . E esses jovens, responderem judicialmente por essas falas. Vamos ver até onde vai essa coragem toda.!!!

  17. A família e o entorno social “educa” o comportamento dos alunos. As escolas e universidades ensinam ou transferem conhecimento como matemática, ciências, história, geografia, etc. Não se deve esperar de um professor “educar” como os seus alunos devem se comportar a não ser por seu próprio comportamento..

  18. É impressionante como esse pessoal do sul do Brasil é preconceituoso, racista. Já estive em Curitiba a trabalho e percebi como o pessoal é bairrista e chato

  19. Só passando vergonha alheia. Esses cjovens infratores vem de familias que sempre exploraram a mão de obra. Essa riqueza toda tem um passado que remete aos escravagista. São criados assim querendo por toda lei explorar mais e mais.

  20. Até onde sei, os donos do grupo Positivo são judeus. Pelo visto, esqueceram completamente o que seu grupo religioso sofreu na mão dos nazistas. Só a “amnésia seletiva” justifica passar pano para as atitudes francamente fascistas de seus alunos.

  21. O Nordeste agradece a essas pessoas das outras regiões que amam tanto o trabalho que tiram férias em seus locais e vão trabalhar nas lavouras, no comércio, nas repartições públicas, nos bancos, indústrias, na limpeza das ruas, enfim em todas as atividades laborais daquela região, permitindo aos nordestinos levar essa boa vida que andam propagando por aí

  22. Sonia Maria Gomes da Silva

    Estes jovens têm como espelhos os Pais, que infelizmente são completamente alienados e desinformados.
    Exemplo:PERGUNTARAM A UMA MANIFESTANTE O QUE ERA COMUNISMO.
    Resposta: NÃO SABIA E NENHUM DELES SABEM , A NÃO SER A COR VERMELHA, NEM DITADURA SABEM.
    É triste ver nossos jovens inclinados ao ódio, discriminação e violência.
    É triste saber que um Colégio o qual deveria se comprometer em educar, orientar e esclarecer a Democracia, assim como todo regime de Governo para conhecimento do aluno, para que ele venha ter discernimento. Bem como o retorno às aulas de Filosofia e Sociologia, e um bom Professor de História.
    Expulsar, acho que não é a melhor medida. Vão sair, a alienação continuará e as atitudes violentas poderão piorar
    A Educação através leituras, esclarecimentos e exercícios de Cidadania, transmitem informação.
    Além disso seria bom Palestras com os pais, com teor de Cidadania e Democracia.
    EDUCAÇÃO É O. QUE SALVA O PAÍS.

  23. Essa e tal “Elite” do Brasil….perdem pra os pobres em comportamento.
    Democracia Burguesa, atrás das cortinas riem…
    Sem filosofia e arte, isso que dá, apenas humanos, nada de intelectuais.

  24. Heraldo José Meirelles

    “Toda ação tem uma reação”. Essa frase se trata de uma lei de Newton e os professores já devem ter ensinado em sala de aula. Senão não houver consequências, o ensino do colégio é só fachada, pois a educação e falha e só visa o lucro. Demonstrando ser uma instituição sem objetivos socioeducativos ou/e conivente com aqueles que cometem crimes graves. Cabe ao colégio agir de forma clara e rápida. Não apenas aplicar advertências, mas segui uma dinâmica de reparação com responsabilidades, atribuindo aos alunos envolvidos prestação de serviços sociais e aos pais deles a obrigação de incentivar seus filhos a respeitar às diferenças minoritários, contribuindo para que reconheçam que também falharam na educação. No último caso, abrir inquérito policial e expulsar tais delinquentes. Sem uma ação enérgica, educativa e reparadora o colégio cai no descrédito e entra para a história, que já está, de forma mais negativa ainda. Um absurdo!

  25. VANDERLEI BARCELOS

    É lamentável a herança de ódio e de desprezo pela vida, deixada por esse ser desumano.
    Em defesa sa vida civilizada, ele, e todos que manifestam essa desumanidade, tem que ser punidos civil e criminalmente.

  26. Sérgio Bittencourt

    Esse tipo de cidadão que está se formando, só mostra o tamanho do abismo social que há entre os Estados da região sul e sudeste com relação aos estados do Norte e Nordeste do país, porém o grande trunfo é que com todo esse abismo os nordestinos dão uma grande aula de civilidade, respeito e maturidade intelectual. Não que no nordeste não tenham pessoas com o mesmo pensamento xenófobo, racista, machista e misógino, gente mau caráter existe em todos os lugares, esse respeito tem que vir de berço, isso se chama educação doméstica, coisa que muitos brasileiros, principalmente os ditos cidadãos de bem tem que trazer na pele. “Os fascistas acreditam que suas mentiras são a prova de uma verdade mais profunda. O líder e a ideologia são para eles a evidência de que aquilo pelo que lutam representa uma verdade absoluta na qual acreditam e querem acreditar”.
    Será preciso falar exaustivamente sobre isso para gerações vindouras ou teremos que amargar sempre um país de extremos.
    Viva a democracia, viva a liberdade e suas pluralidades.

  27. Bom dia, eu discordo em partes, na Questão de expulsar ou reeducar, primeiro q quem educa são os pais, segundo que com tantos problemas sérios na sociedade vocês ficam dando ênfase para meia dúzia de adolescentes idiotas, tratando como se fossem uma facção, . Enquanto isso, tragédias acontecem todos os dias e ninguém se quer cogita uma solução, é latrocínio, é injustiça etc…, Mas está tudo certo, ninguém abraça a causa. Então é muita contradição e mimimi.

  28. Tudo isso deve-se a educação doméstica q não existe mais eles fazem porq os espelhos estão em casa fazendo o mesmo a escola não vai tomar posição por q são filhinho de supostos riquinhos sem noção

  29. José valzenir Fernandes

    Essas ações criminosas tem que ser tratada em âmbito nacional, pra que não cresça e contamine nossos lares, as autoridades competentes tem que agir enquanto é tempo.

  30. A escola se torna conivente e corresponsável quando não toma atitude . Esses estudantes são menores infratores,cometeram crimes de racismo, ameaça a integridade física,xenofobia, seus pais precisam ser responsabilizados, criminalmente.

  31. O problema que se mostra aí se mistura a um sentimento de indignação semeado na cabeça destes jovens. Não há que se contestar o resultado das urnas. Assim como culpar apenas a ideologia bolsonarista por esses fatos. Há igualmente uma contribuição da Justiça na interpretação e aplicação do direito da forma indigesta como se tem visto. Todos nós sabemos o quão polêmica foi a ‘reabilitação jurídica’ de Lula nos processos da Lava Jato, sem tomar partido. O fato é que essa reabilitação criminal de Lula fez criar um sentimento muito grande de INJUSTIÇA, encampada por muitos juristas de renome do País. Há, nestes jovens, porém de forma equivocada, banditesca, o afloramento de um inconformismo com essa situação de suposta INJUSTIÇA quanto ao ativismo, favorecimento e parcialidade da maior corte do País. Talvez essa uma das fontes que tem produzido tantos absurdos na cabeça destes jovens. As mudanças devem ser refletidas por toda a sociedades, inclusive sobre temas como esse do ativismo judicial. Não devemos esquecer que estes jovens são brasileiros como nós, e que precisam de uma reeducação quanto aos valores sociais e humanos. EXCLUSÃO, EXPULSÃO, BANIMENTO, etc não se constitui uma política plausível nem para a massa carcerária dos dias atuais, conforme os estudos mais avançados sobre o tema, o que se dirá de jovens estudantes! Acho que a sociedade deve refletir nas últimas atuações ativistas da Justiça, que de certa forma contribuem também para fazer aparecer todos esses conflitos sociais. Só minha opinião.

  32. Quero saber quando iremos tratar como criminosos quem comete crimes? Como são menores cometeram atos infracionais, mas é preciso punir. Deixar impune é convidar a aumentarem a violência.

  33. Escolas que ensinam a TER e a não SER! Tão abusivamente caras, formando filhinhos de papais que não sabem nada da vida! Brigando por causa de políticos (poucos tem estudo), porém inteligentes na arte de desviar rios de dinheiro público, na esperteza de manter o povo dividido e brigando entre si! Graças a essa FALTA DE INTELIGÊNCIA DO POVO, os 3 Poderes vivem com a mordomia de antigos czares russos, às custas da pobreza e impostos abusivos, para sustentar um luxo sem fim. Isso só acabará, quando o povo se unir e exigir o fim das regalias politicas, o fim do próprio aumento salarial e o fim da imunidade parlamentar. A pergunta é: como conseguem manter apoiadores, roubando-os descaradamente? (Mensalão, Orçamento secreto). Ou vc POVO, viu algum político apresentar um projeto de cortes envolvendo os 3 Poderes? Ou alguma reforma política? E vc ainda defende Lula ou Bolsonaro ou o próximo que vier?? Aff

  34. Um Nordestino Raiz

    Repetem o que escutam em casa. São treinados, não educados, para isso. Só um bando de fdps literalmente. Essa é a herança deixada por Bolsonaro em seus 4 anos de desgoverno e milícia. Na Internet qualquer bunda mole fica valente. Na boa, são só umas sementinhas do mal sem importância nesse mundo de Deus. A vida vai dar o que cada um merece. Cada um vai colher amanhã o que está plantando hoje. Isso é certo.

  35. Essa escola não expulsou os alunos envolvidos simplesmente por pensarem primeiramente no dinheiro das mensalidades e por conta de concordarem, já que se manifestaram que seria liberdade de expressão… Sendo que eles cometeram crime! Isso tudo é lamentável,uma vergonha!
    A escola está sendo negligente com a educação de seus alunos!

  36. Isso não se aprende em escola alguma, essa educação está vindo de casa. Infelizmente, o exemplo de intolerância está vindo de dentro das famílias. Esses jovens, se ainda estão no ensino médio, devem ter entre 16 a 17 anos. Nem sabemos se eles se dispuseram a votar! Uma pena assistir esse tipo de comportamento. Fico imaginando que adultos esses adolescentes se tornarão.

  37. Parece que sua memória não é boa,quando o MST,Black Blocks,e outros movimentos violentos desses infernizaram a vida dos brasileiros pacíficos vc esqueceu foi?
    Não foi violência?
    Sou totalmente contra essa violência porém precisamos usar a mesma balança

  38. “No entanto, COMO defendemos a neutralidade política, SOMOS absolutamente contrários a qualquer tipo de manifestação política violenta e desrespeitosa, aplicando medidas disciplinares […]”

    Ou seja, fica explícito que se não houvesse “neutralidade política”, se alguém (como o colégio) assumisse uma posição política (qualquer fosse ela e seja lá o que isso signifique para eles), logo não haveria necessidade de se colocar contrariamente e então a manifestação violenta seria aceitável? É a tradicional incompetência dos patriotas em formular raciocínios com um mínimo de lógica, ou será intencional mesmo?

  39. Extremamente revoltante, tentamos não responder esses discursos de ódio com mais ódio, mas parece ser inviável, injusto, atos horrendos como estes fazem perder a esperança. Fora os Golpistas dos quartéis a mais de uma semana atrapalhando o trânsito e a população e só vejo conivência da polícia do estado, até quando? Até gerar uma revolta maior e um conflito generalizado ?

  40. Essa escola talvez tenha falhado na educação de seus alunos, é só o que posso concluir. Expulsão dos violentos e xenófobos e um trabalho de reeducação voltada para a democracia e diversidade seria aconselhável tal como fez o colégio Porto Seguro de Valinhos. Erros, desvios podem acontecer, mas sem uma punição que demonstre que comportamentos como esses não serão tolerados e são contrários aos valores da escola, eles tenderão a se propagar. Caso nada seja feito, o nome da escola persistirá manchado

  41. Esta é a “herança” deixada por um mentecapto na Presidência da República. Só fomentou ódio, racismo, misoginia. Um absurdo total. Os alunos devem ser punidos, para aprenderem que toda ação tem uma reação e punição. Não é liberdade de expressão ameaçar, xingar, coagir. Isso é crime e como tal devem ser punidos. O ECA está para ser usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima