Ex-alunos fazem “despedida” do antigo prédio da Faculdade de Direito de Curitiba

O prédio foi sede da Faculdade de Direito a partir de 1953 e a primeira turma se formou em 1957

Integrantes e ex-membros do Diretório Acadêmico Clotário Portugal fizeram uma despedida no sábado (4) para antigo prédio da Faculdade de Direito de Curitiba, que foi demolido. O prédio pertencia a família Vianna, antiga proprietária da Unicuritiba e foi vendido.

Agora o local vai abrigar um imóvel residencial. O diretório reuniu um grupo de pessoas em frente ao prédio, que ficava no Centro.

O prédio foi sede da Faculdade de Direito a partir de 1953 e a primeira turma se formou em 1957. Depois de formar turmas com alunos e professores ilustres – como o ministro Edson Fachin, que lecionava Direito Civil, a Faculdade de Direito se transformou em Faculdades Integradas Curitiba e, em 2007, o Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).

Antigo prédio da faculdade foi demolido para dar espaço a um edifício residencial. Foto: Cecília Azambuja.

O local também abrigou unidades dos colégios Novo Ateneu e Dom Bosco.

Em 2020, o UniCuritiba passou a fazer parte da Ânima Educação, que enfrentou problemas com alunos por causa das mudanças no modelo de ensino.

Em nota, a empresa disse que “o antigo prédio da Faculdade de Direito de Curitiba não fez parte do escopo negociado junto à Ânima Educação, cabendo às decisões sobre o imóvel ao proprietário. No entanto, na unidade Milton Viana Filho, localizada no bairro Rebouças, o UniCuritiba mantém um memorial onde exalta suas raízes e destaca o legado da Faculdade de Direito para o Brasil”.

Sobre o/a autor/a

24 comentários em “Ex-alunos fazem “despedida” do antigo prédio da Faculdade de Direito de Curitiba”

  1. Orlando José Domanski

    Tive a honra de trabalhar, e estudar no Colégio Novo Ateneu. Foi meu primeiro emprego como aprendiz de aux. de escritório no ano de 1975, quando o diretor era o Sr Dalton de Oliveira Vianna. Tive a alegria de estudar, com o melhor professor de português, Sr Vicente Brunetta. Tempo que ficará eternamente na lembrança. Fez parte da minha vida, e da minha história. Agradeço por tudo que aprendi. Saudades…

  2. Simone Werneck Andrade Lassen

    Bom saber que as referências históricas estao guardadas no prédio da Unicuritiba.
    O progresso faz bem…o prédio será lembrado por fotos.
    Meu avô paterno se formou em Direito na 1a turma…temos foto da colação no salão principal e o diploma lindo.
    Meu avô materno se formou em Direito na 2a turma.
    Eu cursei Dom Bosco neste predio…1o e 2o E Medio…fiz laboratório de Análises Quimicas…fui monitora.
    Lembranças boas !
    Familia Vianna…obrigada pela dedicação de todos no ensino e formação de grandes profissionais!

  3. Ana Lucia Fiebrantz Pinto

    Meu pai, Edmundo Fiebrantz estudou no Colégio Novo Ateneu quando veio para Curitiba com 12 anos. Temos muito orgulho desta escola que ensinou a ele muitas coisas que também serviram para sua educação como homem íntegro.
    Ver o prédio do Colégio sempre que passamos na Rua Emiliano Perneta, nos remetem a boas lembranças relatadas por meu pai( de saudosa memória) dos tempos da sua vida de estudante. Deixará muitas saudades. Foi uma estrutura estudantil construída com ideal, amor e competência.

    Agradecimentos a Família Vianna pela dedicação.

  4. Victor Piekarzewicz Neto

    É uma pena!
    Estudei no Colégio Novo Ateneu do primeiro ano a oitava série… 1989/1995….saudade imensa de tudo que se passou!
    ?

  5. ALDO ROBERTO MATTAR

    Uma pena, uma parte da história que se vai. Guardo lindas lembranças do meu tempo de aluno, 1972, 73, 74, Colégio Novo Ateneu. Profs. Vicente Brunetta (Português), Newton Kluppel (História e Geografia), Lauro Zak (Matemática), Baby (Inglês), Sergio (Desenho) Neusa (OSPB), … e outros que eram chamados mestres. A cantina, a biblioteca, as quadras de esporte, lembro da zeladora, muito zelosa (Dna. Zigling) – acho que é assim que escreve – Meu pai se formou em Direito na Faculdade em 1964. Um legado maravilhoso esse colégio deixa.

  6. Marly Helena Batista

    Muitas histórias que eu mesma ajudei a contar. Trabalhei nas Bibliotecas da Faculdade de Direito Curitiba e do Colégio Novo Ateneu e sempre amei divulgar a história da Instituição. Lamentável sua demolição!!

  7. Antônio Conselheiro

    Um Viva ao Progresso! Quem chama o avanço de lamentável poderia ter comprado o edifício e bancado o caráter histórico do prédio com seu bolso.
    É fácil ficar criticando com o bolso dos outros.

  8. Luciano de Mello Conceição

    Lamentável o desrespeito pela história em detrimento de interesses comerciais. O prédio histórico deveria ser tombado pela prefeitura. Representa muitas gerações de curitibanos que estudaram no Colégio Novo Ateneu e na Faculdade de Direito de Curitiba.

  9. Tenho quase certeza que meu falecido pai fez ali, na época Colégio Novo Ateneu, o curso de técnico em contabilidade. Mas o progresso infelizmente funciona assim mesmo…novos donos, novas diretrizes…e a história, fica no passado.

  10. Marco Cesar Maiettini

    Muita história sendo demolida. Estudei do pré a 8 série, no saudoso Colégio Novo Ateneu. Pelo menos as memórias maravilhosas permanecerão. ?

  11. Nossa vou sentir muita falta… Pois ajudava minha mãe a limpar lá. Adorava ver o povo passando e se arrumando na frente do vidro que na vdd dava pra ver por dentro.
    Amava. Vou sentir muita falta ?? vou passar na frente e sempre lembrar que ali sempre foi a melhor coisa que já vivi aprendi um monte.

  12. Ezuel Portes Filho

    Ali, na década de 60 eu e meu irmão iniciamos no primeiro ano primário.
    E meu pai e meus dois irmãos mais velhos se graduaram em direito.
    Fez parte importante da família Portes.

  13. Juçara Maranhão Dias

    Estudei o “Ginasial” fiz o “Normal” e entrei na Faculdade de Direito onde conheci meu marido, que já estava no 3°Ano do curso de Direito e pertencia ao Diretório Clotario Portugal. Bons tempos… Então casamos, tivemos 3 filhos e o mais velho estudou no Colégio Novo Ateneu e trabalhou na UniCuritiba. Essa Instituição de Ensino faz parte da história da minha vida e da minha família. É triste ver demolida totalmente, mas faz parte. Deus abençoe o novo espaço que será construído.

  14. Formado na FDC(86/90), guardo excelente recordação dessa Faculdade, colegas, professores, pessoal da secretaria e da lanchonete. Uma pena que o local seja demolido.

  15. Lamentável. A decisão do proprietário e a falta de sensibilidade da PMC em não incorporar e manter ali parte impotante da historia da cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima