Doação de sangue: saiba onde doar em Curitiba

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos e estar descansado, alimentado e hidratado no dia da doação

A demanda por sangue nos hemonúcleos do Estado aumenta durante os períodos de férias e feriados como o carnaval. Isso porque cresce o número de ocorrências como acidentes de trânsito e outras. Em Curitiba a doação é feita nas unidades do Hemepar.

Hemepar

O Centro de Hematologia do Paraná (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para 384 hospitais distribuídos em todas as regiões do Paraná. É possível agendar horário para doação de sangue nas unidades do Hemepar de Curitiba pela internet (aqui).

Hospital Erasto Gaertner

Os atendimentos a doadores de sangue são realizados no Hospital Erastinho. Para realizar uma doação, é necessário agendar com o banco de sangue da instituição pelos telefones: (41) 3165-4509 / 3165-4510 / 3165-4511. O horário de funcionamento para doação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Hemobanco

O Hemobanco realiza a coleta de sangue tanto por agendamento online (aqui) quanto por ordem de chegada na unidade. A coleta é feita de segunda a sábado das 7h às 14h. Aos sábados, o atendimento é feito exclusivamente por meio de agendamento.

Leia também: Enfermeiras e técnicas relatam mal-estar causado pelo calor nas unidades de saúde

Como se preparar para doar sangue

Em uma doação, são coletados entre 450 e 470 ml de sangue, dependendo do peso e altura do voluntário, além de quatro tubos para os exames necessários. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. 

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. A recomendação é beber pelo menos 2 copos de água alguns minutos antes da coleta e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação. 

Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, num total de três doações ao ano. Na hora da doação, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Após a coleta, é indicado que o doador permaneça pelo menos 15 minutos sentado antes de deixar o banco de sangue. Outra recomendação é ingerir quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após a doação. Evitar realizar exercícios físicos ou carregar peso por pelo menos 12 horas e não ingerir bebidas alcoólicas por 24 horas e nem fumar por pelo menos 2 horas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima