Enfermeiras e técnicas relatam mal-estar causado pelo calor nas unidades de saúde

Onda de calor da última semana fez com que reclamações junto ao sindicato chegasse a 30. Prefeitura foi oficiada

Apesar do clima mais frio desta quinta-feira (26), nas últimas semanas os termômetros estiveram acima de 30 graus em vários dias. Isso provocou o registro de 30 reclamações das condições climáticas junto ao Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec), inclusive com relatos de mal-estar em unidades de saúde da cidade. 

De acordo com o Sismec enfermeiras, enfermeiros, técnicas e técnicos falaram em queda de pressão, náuseas, vômito e dor de cabeça por causa do calorão. Após a denúncia integrantes do sindicato visitaram unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto-atendimento (UPA) para verificar se havia ventiladores, climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado.

“Nós também enviamos um ofício para a prefeitura, que nos retornou dizendo que faria vistorias. Quase 40 graus nas unidades e nós trabalhamos paramentados, isso deixa tudo ainda mais quente. Mas não é só o servidor que sofre, os pacientes também são prejudicados”, critica a presidente do sindicato, a enfermeira Raquel Padilha. 

Atualmente há cerca de 900 enfermeiras e enfermeiros e  mais de 2 mil técnicas e técnicos em enfermagem da ativa na prefeitura de Curitiba. O documento encaminhado para a Secretaria de Saúde no último dia 12 de janeiro requer melhorias para todas as unidades que são gerenciadas pela prefeitura e onde estão lotados estes servidores. 

Leia também: Pesquisadoras da UFPR lançam podcast sobre direitos reprodutivos das mulheres

“(…) todos os equipamentos de saúde de Curitiba encontram-se desprovidos de sistema de refrigeração nas áreas destinada ao atendimento dos pacientes nos diversos equipamentos gerenciados pelo Município de Curitiba, tendo sido instalado, de acordo com os relatos, refrigeração apenas nas áreas destinadas ao atendimento odontológico e de RX, além do fato de que muitos dos equipamentos públicos encontram-se desprovidos de bebedouros refrigerados”, diz um trecho (leia aqui a íntegra).

Prefeitura

Ao Sismec a administração informou que nos próximos dias faria vistorias e responderia ao ofício, o que não havia acontecido até a manhã desta quinta-feira (25).

Questionada pelo Plural a Secretaria Municipal de Saúde disse, em nota, que “a prefeitura de Curitiba está reformando as unidades de saúde e de pronto-atendimento e tem estudado a melhor forma de adequar os ambientes com conforto térmico, tanto para dias frios ou de calor, minimizando riscos para a população e servidores”

O texto prossegue com a afirmação de que “Curitiba enfrentou dias de forte calor e isso se refletiu também nas unidades de saúde da cidade. Todas as unidades têm água potável para a população e servidores”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima