Curitiba suspende atendimentos odontológicos eletivos

Apenas situações de urgência e emergência estão sendo atendidas, orientação é para que população só procure atendimento nestes casos

A partir desta segunda-feira (16), por meio de nota técnica, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Curitiba suspendeu atendimentos odontológicos que não sejam emergenciais ou de urgência. A medida faz parte das ações de enfrentamento à Covid-19, já que a área é considerada sensível em termos de transmissão do vírus. 

Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 407, permitindo que atendimentos eletivos – aqueles que não se enquadram como emergências ou urgências – sejam suspensos em razão da declaração de “situação de emergência pública, de importância internacional”. O terceiro artigo do decreto diz: “o Gestor Pleno do Sistema poderá suspender procedimentos assistenciais eletivos junto a rede contratada do SUS, em razão do atendimento da urgência caracterizada pela Infecção Humana pelo novo Coronavírus”. A medida visa garantir o atendimento emergencial aos usuários diante da pandemia, e ajudar a diminuir o número de pessoas circulando.

As emergências acontecem quando há ameaça imediata à vida; as urgências são as situações em que é necessário que o atendimento aconteça rapidamente, para evitar complicações ou sofrimento – por exemplo, quando um dente sai inteiro. Esses atendimentos seguem sendo feitos no horário comercial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e fora desse horário nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima