Curitiba registra 20 óbitos a mais por dia

O número de mortes registradas na cidade aumentou cerca de 30% em março em relação a média registrada de outubro a fevereiro

Nos primeiros onze dias de março Curitiba registrou quase metade de todas as mortes de fevereiro. Se manter o patamar atual de óbitos, a cidade terá cerca de 700 falecimentos a mais no mês que o esperado. Os dados são da lista de falecimentos divulgada pela prefeitura e sistematizados pelo perfil @cwb_obitos, no Twitter.

Na análise das mortes por local do registro, o maior aumento no período se deu nos hospitais. Por dia foram quase 17 mortes a mais que nos meses anteriores. O segundo lugar a registrar aumento foram as unidades de saúde, o que inclui as UPAS, que tiveram três óbitos por dia, em média, a mais que no período anterior.

Na análise por mês é possível ver que a média de mortes por dia em março é de 82 casos, bem superior aos meses anteriores, que ficaram entre 59 e 71 mortes por dia. A exceção é outubro, que registrou média de 49 falecimentos. Outubro foi um mês de redução de casos e óbitos de Covid-19 em Curitiba.

Esses números acompanham os dados de mortes por Covid no mesmo período. Curitiba teve um pico de casos (e óbitos) da doença entre julho e setembro. E voltou a ter aumento nos índices a partir de novembro, com pico em dezembro e redução a partir de janeiro de 2021.

Segundo os boletins Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o número de óbitos pela doença em março já chegou a 284, 91% do total registrado em todo mês de fevereiro.

Sobre os dados

Os números de falecimentos usados aqui se referem aos divulgados pelo Serviço Funerário de Curitiba. Lá estão registros de residentes e não residentes na cidade. Há casos de mortes cujo local de ocorrência não é na capital, portanto não é possível comparar esses números com outros dados de falecimentos.

Para chegar a esses totais, os falecimentos anunciados foram extraídos da página da prefeitura diariamente e contabilizados.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima