Como melhorar as relações em tempo de isolamento | Jornal Plural
Clube Kotter
7 abr 2020 - 10h30

Como melhorar as relações em tempo de isolamento

Seminário online visa despertar o engajamento em ações de responsabilidade social, empatia e resolução não violenta de conflitos

Criada para auxiliar na prevenção da violência, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar, a ‘Semana da Convivência’, seria realizada pelo setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 60 escolas de cinco cidades paranaenses. Com o isolamento social necessário pela pandemia do coronavírus, a equipe precisou reinventar a campanha e a transformou em um seminário online, que persiste na busca de integrar e interagir toda comunidade escolar.

A ideia é envolver membros da sociedade, de escolas e de universidades em uma discussão que leve a repensar os desafios para melhorar a convivência durante o distanciamento social, além de focar na responsabilidade coletiva, descobrindo como as pessoas podem ajudar umas às outras em situações de conflito.

“A cooperação é um caminho. Convidamos a comunidade a pensar como podemos contribuir, como a dinâmica da cooperação pode ser mais eficiente para lidar com esta crise”, explica o psicólogo, professor e coordenador do Programa Diga, da UFPR, Josafá Moreira Cunha.  

Ele destaca que esta é mais uma resposta da UFPR diante da crise que a pandemia criou. Segundo ele, o próprio processo de organização do evento reflete a importância da cooperação entre pessoas e instituições para promover o bem estar social. “Reuniremos participantes de outros países, de instituições acadêmicas e de outros setores para discutir e aprender mais sobre relacionamentos saudáveis, cooperação e responsabilidade social.”

As sessões online incluirão palestrantes do Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Portugal, com apresentação de dados sobre como a generosidade impacta a resposta comunitária em tempos do coronavírus. O programa completo você confere aqui!

As atividades são todas gratuitas, realizadas de 6 a 8 de abril, das 13h30 às 17h30, com tradução simultânea. O seminário dá direito a certificado pela UFPR.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias