Com falta de medicamentos, PR anuncia ‘kit intubação’

Anestésicos já faltam nas distribuidoras e governo federal avalia regulação da indústria brasileira

“Acabou a medicação aqui no Trabalhador (hospital). Meu deus, o caos iniciou”, com esta declaração, um profissional de Saúde do Hospital do Trabalhador começou seu dia. A instituição, gerida pelo governo estadual, não é a única a enfrentar problemas com os estoques de medicamentos utilizados em procedimentos de intubação – já em falta também em hospitais privados e Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) de Curitiba. Após denúncias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou o envio de 76,3 mil unidades de bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, o chamado “kit intubação”. Eles vieram do Ministério da Saúde e foram encaminhados nesta quinta-feira (18) para 51 hospitais paranaenses, assegura a Sesa. Em Curitiba, eles foram para: Cruz Vermelha, Hospital de Reabilitação, Hospital do Trabalhador, Hospital Evangélico e Santa Casa.

“Essa é uma remessa, e estamos num esforço administrativo imenso para que possam vir mais medicamentos, seja comprando o que está disponível no mercado, seja tratando do envio com o Ministério da Saúde. Todos os esforços estão sendo feitos para que todo paciente que precisar em nossa rede possa ter o procedimento feito da melhor maneira possível”, diz o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior.

O anúncio vem um dia depois do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) afirmar que os estoques no Paraná só seriam capazes de suprir mais 48 horas de atendimentos, ou seja, até esta sexta-feira (19). O Conasems cobrou do governo federal uma saída, nem que para isso fosse preciso regular a produção da indústria brasileira de medicamentos. A solução, no entanto, preocupa os hospitais particulares, que já não conseguem mais comprar os anestésicos, em falta nas distribuidoras, mas não estão no plano de contingência do Ministério da Saúde.

Superlotação

Com o sistema de Saúde em colapso nas principais cidades do Paraná, o Estado registrou hoje 6.446 novos casos e 198 mortes pela doença, um aumento de 23,4% em relação a 14 dias atrás. A ocupação nos leitos de UTI SUS chega a 97%, havendo apenas 42 vagas em todos os hospitais do Paraná.

Em Curitiba, novo recorde: 44 mortes e 914 novos casos nesta quinta. As vítimas são: 22 homens e 22 mulheres, com idades entre 36 e 92 anos. Quatro não tinham fator de risco para complicações da covid-19. Com eles, a Capital chega a 3.381 óbitos causados pelo coronavírus. As 479 vagas de UTI SUS estão com 100% de ocupação, taxa que chega a 101% nos leitos clínicos.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Com falta de medicamentos, PR anuncia ‘kit intubação’”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima