Após repercussão nacional, O Pão Que o Viado Amassou sofre ataques na internet

Depois de sair na Folha, a padaria perdeu alguns posts e quase teve a conta cancelada no Instagram

No último fim de semana, O Pão Que o Viado Amassou, de Curitiba, ganhou repercussão nacional ao ser mencionada pela Folha de S.Paulo. A série “Negócios Plurais” ouviu o proprietário da padaria, o ex-ator Gabriel Castro, sobre a transição de carreiras e o sucesso de seu empreendimento – e o papo incomodou. O músico Roger Moreira, conhecido por seus habituais comentários conservadores na internet, compartilhou o conteúdo no Twitter com o comentário: “Money, money, money, money… Agora vai chamar alguém de viado para ver o que acontece!”

Imagem: reprodução/Twitter

Ele não foi o único a levar seu desconforto para as redes sociais. No Instagram, a conta da padaria foi denunciada tantas vezes que conteúdos corriqueiros foram banidos, sob a justificativa de que vão contra as diretrizes sobre “simbologia ou discurso de ódio” da plataforma. Foram cinco conteúdos apagados: quatro deles falavam dos produtos da casa e da clientela. O último era uma homenagem à professora travesti Megg Rayara, da Universidade Federal do Paraná. 

“Estão tentando derrubar o nosso perfil. Eu recebi ontem três alertas de cancelamento da conta devido ao grande número de denúncias”, fala Gabriel. “A gente sabe que nosso conteúdo não é nocivo. É certamente gente denunciando por conta de homofobia, provavelmente uma ação combinada.”

De acordo com o empresário, o problema não é novo. “Antigamente acontecia mais. Alguns posts chegaram a ser bloqueados e a gente até ficou uns dias sem conseguir acessar algumas redes. Creio que era por conta do filtro da rede, mesmo… Por acharem que VIADO sempre é pejorativo”, comenta. “Depois, melhorou. Mas quando algum post ganha mais visibilidade, sempre dá ruim… Isso me faz pensar ser movimento de ódio de pessoas que conhecem a marca e acham afrontoso demais LGBTQIA+ estar em destaque. Se for isso, que delícia incomodar essa gente.”

No mesmo fim de semana, os ataques se estenderam ao Google. Imagem: reprodução/Google

Procurado pela reportagem, o Instagram afirmou que está investigando o caso e assim que tiver alguma informação vai compartilhar com o Plural.

Sobre o/a autor/a

26 comentários em “Após repercussão nacional, O Pão Que o Viado Amassou sofre ataques na internet”

  1. Gente.. eu (Karie) e meu marido adoramos o local, levamos minha mãe, minha sogra… Gente … Em nenhum momento me senti ofendida, coagida… Aliás mto pelo contrário!! Atendimento é super maravilhoso, os pães são gostosos e o atendimento é simplemente fantástico!!! Super apoiamos o local e sempre seremos clientes.

  2. Sabia que em algum momento sofreria represálias, só queria ver como.. O povo sempre tentou diminuir e pequenar nosso povo Queer que é enorme!

  3. Agora que eu viro cliente fiel deste local maravilhoso. Atendimento excelente , profissionais super competentes. Toda minha solidariedade. Basta de preconceito. Gente hipócrita que tem uma vidinha medíocre.

  4. Já que um sucesso geral, os produtos são ótimos eu compro lá e quando chego os clientes lá fico feliz ver vida lo ga a panificadora. Não tem nada de mais, vendem o pão de cada dia alem de deliciosos lanche e outros tipos de lanches! SUPER RECOMENDO.

  5. Meu namorado comprou quando ainda não tinha esse espaço, era só online mesmo, eu quero muito conhecer o local e a pessoa que sempre mandou recadinhos maravilhosos junto com os pães. #consideramosjustatodaformadeamor#

  6. O conservadorismo passa mal com o sucesso da padaria mais purpurinada da cidade. Vai ter pão que o viado amassou, sim. E com muito glitter, porque eles vieram pra brilhar!!

  7. Fernando Leite Ferreira

    É inacreditável como algumas pessoas são cruéis.

    Empresários honestos trabalhando duramente, enfrentando com coragem a
    crise e a pandemia , são rechaçados pelas suas convicções.E ao mesmo tempo ignorados pelos seus esforços e pelas suas dedicações.

    Isso não está certo.
    Precisamos de uma sociedade mais tolerante, fraterna e principalmente que acolha a todos.

    Não se constrói uma nação justa com comentários injustos.

    Não se agrega valores desvalorizando as pessoas.

    Não se quebram preconceitos criando falsos esteriótipos.

    Mas se progride no amor , na solidariedade , na esperança e no avanço para a um Brasil mais justo aceitando o seu irmão exatamente como ele é.

  8. A maioria dos ataques vem de homens, qual seria o Medo.
    Esfregar a sua preferência religiosa na cara da gente é certo.
    Cansei desse povo que não aceita nada.

  9. Gisele Lemes da Silva

    Aí gente em que mundo estamos vivendo né….o cara está ganhando o pão de cada dia, dando emprego , trazendo cor e alegria para as ruas mediante essa época “cinzenta” que estamos passando, e esses babacas “denegrindo” e “ameaçando” o coitado do rapaz….eu só no fui conhecer o local por não fazer ideia de onde é, mas super apoio o bom gosto dele desde o primeiro dia que ouvi falar deles! #maishumanidade
    #menoshomofobia
    VAO CUIDAR DA VIDA DE VCS CAMBADA DE DESOCUPADOS. Quando eu me assumi, muitos me condenaram, e eu repito aqui a resposta a esses trouxas…..a vida é minha e eu que terei que dar conta dos meus atos, se fosse pecado, não existiria amor, pq Deus é amor e não preconceito! ??

  10. Eu amei os pães. Sou de Floripa e pedi pra um amigo de Curitiba ,trazer para eu conhecer e amei.As pessoas deveriam se espelhar em quem progride ,trabalhando duro independente de seu gênero,cor ,credo etc.

  11. Luiz Ângelo Martini

    Eu não compraria pão nessa padaria, caso residise proximo. É preciso medir esse tipo de querer ser diferente usando de piadas . O pão é um alimento sagrado. Nota zero para esse padeiro.

  12. Não conhecia. mas esse nome incrível e posicionamento politico/social me deram vontade de conhecer. Continuem firmes a luta é árdua mas a vitória é certa. “Ele não”

  13. Também sou católica apostólica romana e tenho certeza de que o não agrada a Deus é o preconceito. Gabriel, seu lindo, tô correndo praí experimentar o PÃO QUE O VIADO AMASSOU. Um beijo no seu coração. Sucessos mil…….

  14. Também trabalho com pães artesanais. Absurdo os ataques. Tão mais tranquilo se as pessoas deixassem seus preconceitos de lado e apenas vivessem e deixassem viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima