Vereador retira proposta para restringir idosos em ônibus

Alex Rato alega que proposta queria apenas levantar o debate e que a mobilidade do idoso é um tema de preocupação entre os vereadores

Durante o recesso na Câmara de Municipal de Curitiba (CMC), alguns vereadores têm apresentado propostas para serem votadas assim que os trabalhos retornarem, em agosto. Alex Rato (PSD) foi o primeiro a apresentar – e logo depois retirar – um projeto neste período. O parlamentar queria restringir o acesso gratuito para idosos nos ônibus.

O protocolo foi feito em 24 de junho, e retirada em 7 de julho. A matéria foi atualizada com um posicionamento do vereador sobre o ocorrido. Em nota, Rato afirmou que desistiu do projeto porque a intenção era “levantar um debate na Câmara, através das Comissões e por meio de diálogos com a sociedade civil”.

De acordo com o vereador, a mobilidade pública do idoso é uma grande preocupação na Casa. O fato do transporte estar disponível para que eles se desloquem para o trabalho e para tratamentos de saúde, seria uma prova disso.

O texto do projeto previa uma série de regras para os idosos por meio de Emendas. Contudo, o vereador acredita que o projeto perdeu o seu objeto na medida que a pandemia foi avançando na Cidade. O parlamentar pensa que a consciência dos idosos será suficiente na tentativa de diminuir o contágio da covid-19.

A ideia da proposta retirada era limitar das 8h às 13h o funcionamento do cartão-transporte dos usuários idosos. Esse documento isenta do pagamento da tarifa às pessoas com 65 anos ou mais, além de pessoas com deficiência e com outras patologias.

O parlamentar disse que a pessoa idosa deveria ter a sua saúde priorizada e o seu acesso a aglomerações precisa ser reduzido – “dentro dos limites do bom senso e da justiça”. O texto ainda preconizava que a Prefeitura poderia liberar o cartão-transporte do idoso que comprovasse vínculo empregatício ou a realização de tratamento de saúde.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima