Vereador quer que vans escolares sejam transporte alternativo na pandemia

Ideia de Mauro Bobato é diminuir fluxo em terminais e ajudar o setor de vans

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), projeto que visa ajudar a diminuir superlotações nos ônibus da Capital Paranaense. A proposta do vereador Mauro Bobato (Podemos) prevê que permissionários de vans e ônibus de transporte escolar possam realizar o transporte de passageiros durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), há 864 vans cadastradas na Cidade. Esses veículos juntos têm capacidade para transportar 24 mil alunos em todos os turnos. A justificativa de Bobato para o projeto é promover renda ao segmento, paralisado com a suspensão das aulas em março passado.

Além disso, conforme a proposição, os veículos de transporte escolar deverão estar vistoriados e cadastrados nos órgãos municipais competentes. O texto autoriza o transporte de passageiros desde que respeitadas as “normas pré-estabelecidas para evitar a propagação da Covid-19”. As despesas decorrentes da lei devem ser medidas por meio de um fundo orçamentário próprio, tendo a abertura de crédito suplementar caso seja necessário.

No último dia 19, Bobato falou sobre o seu projeto e explicou porque votou de maneira contrária à emenda que previa auxílio aos permissionários do transporte escolar, dentre outras categorias. O vereador acredita que sua proposta vai diminuir o fluxo de passageiros nos terminais de ônibus. Para ele, sua iniciativa vai dar um sustento para as vans escolares até o final do ano.

De acordo com o vereador, as medidas possibilitam com que o “transporte público seja realizado da forma mais segura possível e dentro dos padrões sanitários de redução dos riscos de transmissão do vírus”. Em caso de aprovação, caberia à Prefeitura de Curitiba, a regulamentação da lei “nos aspectos administrativos e operacionais”.

O projeto foi protocolado no 19 de agosto e aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris). Depois, vai seguir para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se acatado, passará por avaliação de outros colegiados permanentes do Legislativo, indicados pela CCJ. Só depois que passar por todas as comissões, estará apto para votação em plenário.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima