Goura não ganhou a eleição, mas virou a bola da vez

Pedetista saiu da disputa em segundo lugar e ganhou elogio até de Greca pela bela campanha

Uma das primeiras tarefas da agenda de Goura Nataraj (PDT) na agenda desta segunda-feira (16) foi ligar para o prefeito reeleito, Rafael Greca (DEM). Embora tenha sido o competidor mais próximo de Greca na corrida eleitoral, com 13% dos votos (contra quase 60% do prefeito), Goura em nenhum momento foi deselegante na campanha. Jogou limpo e saiu bem na fita. Como resultado, foi até bem recebido pelo às vezes irascível prefeito.

“Ele me cumprimentou pela campanha bonita. Disse que a gente mexeu com as emoções da gurizada de Curitiba”, conta Goura ao Plural, por telefone. De sua parte, o pedetista disse que nos próximos dias deve levar ao prefeito um documento com as necessidades da população que percebeu durante seus dois meses de campanha.

Goura sabe que saiu da campanha com um cacife diferente do que tinha até agosto desse ano. Antes, era um deputado promissor de primeiro mandato. Agora, se tornou o nome mais importante da oposição ao prefeito. Antes, talvez tivesse até dificuldade para se reeleger. Agora, tem quem diga que ele deva tentar uma vaga no Congresso Federal em 2022.

“É um fato que essa campanha me ajudou a mudar de patamar, mas ainda não tenho ideia do que fazer em 2022”, diz ele, com sua calma habitual, de quem se dedica à meditação e a orientalismos. Tudo vai depender do que o tempo trará. “A única certeza é que eu já sou pré-candidato à prefeitura de Curitiba em 2024”, ele afirma.

Em certo sentido, Goura foi o grande vencedor da eleição em Curitiba. Greca levou o mandato, claro, mas tem 64 anos e provavelmente foi a última disputa pela prefeitura, já que daqui a quatro anos estará impedido de concorrer. Eduardo Pimentel (PSD) é seu provável sucessor, e outro grande vitorioso da eleição 2020.

No caso de Goura, o caminho dentro do PDT é uma questão agora. Ele diz imaginar que o natural seria que Gustavo Fruet fosse candidato ao Senado – nesse caso, Goura concorreria à vaga do correligionário na Câmara, aparentemente com boas chances de vitória. MAs existe espaço para os dois na legenda. Ele diz que sim.

“Não houve desgaste entre nós dois. O Gustavo fez campanha comigo, está tudo certo”, diz ele. O rumor do mal-estar surgiu depois que Fruet, tendo se imposto internamente como pré-candidato, desistiu em cima da hora da disputa ao ver que não teria o dinheiro necessário para a campanha. Goura assumiu às pressas em 11 de setembro, sem tempo de fazer articulações – quase no sacrifício.

Fora isso, Goura diz ter ficado satisfeito por conseguir colocar algumas pautas em discussão na campanha. “A gente falava em agricultura familiar, mobilidade sustentável, e dois dias depois essas coisas apareciam no programa dos demais candidatos. Inclusive do prefeito”, diz.

Enquanto não decide como será 2022, Goura volta para a Assembleia, onde ainda tem mais dois anos de mandato.

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Goura não ganhou a eleição, mas virou a bola da vez”

  1. Curitibanos, pensem bem. Um hospital veterinário público e comida orgânica nas escolas… Seriam estes dois dos projetos de Go!ura para a cidade. Veremos o que o Greca vai fazer nessa gestão e se o Go!ura terá mais propostas até 2024.

    1. Karin van der Broocke

      Jorge,
      “Greca levou o mandato, claro, mas tem 64 anos e provavelmente foi a última disputa pela prefeitura, já que daqui a quatro anos estará impedido de concorrer.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima