Deputados paranaenses compõem grupo que pede apuração sobre taxa de juros do Banco Central

Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu, ambos do PT, são signatários do documento que foi entregue hoje no Senado

Nesta quarta-feira (5), congressistas entregaram uma petição ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em Brasília, na qual pedem “procedimento apuratório” sobre a política monetária do Banco Central (BC). Entre os signatários do documento, estão os paranaenses Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu, ambos do PT.

Também assinam o documento os líderes do PV, MDB, PSD, Sol, PSB, PDT, PC do B e Rede. O texto da petição critica a taxa de juros do BC, que desde agosto de 2022 está em 13,75%. A taxa de juros é uma pedra no sapato do governo Lula, que assim como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vem criticando publicamente a política monetária adotada pelo BC.

Os deputados pedem que sejam apuradas “eventuais responsabilidades” do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e questionam a demora no controle da inflação.

“É um conjunto de grandes partidos que assinaram essa petição, está estabelecido em lei, é papel do senado investigar, questionar e acompanhar o trabalho do Banco Central. A crítica ao BC não é mais só política, mas é uma crítica do empresariado, do agronegócio, é uma crítica da sociedade, de quem está endividado, de cada brasileira e brasileiro. Não há razões para manter esse patamar de juros que considero criminoso”, destacou Zeca Dirceu.

Mudanças

As primeiras mudanças no BC feitas por Lula devem ocorrer nos próximos dias. Na terça-feira (4) o Senado aprovou as indicações de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para as diretorias de Política Monetária e Fiscalização, respectivamente.

No entanto, ainda é necessário que as aprovações sejam formalizadas junto à presidência da República e depois publicadas no “Diário Oficial da União” (DOU) antes que a dupla assuma.

Leia também: “Juro alto só interessa a rentista”, diz Zeca Dirceu, líder do PT

Atualmente a diretoria do BC não mexe na taxa de juros sob justificativa de que é preciso ter paciência e atenção diante de um possível risco de crescimento da inflação.

O documento assinado pelos parlamentares discorda do argumento. “O BC impõe altíssima taxa de juros sob pretexto de cautela e meras especulações (…) ao passo que o Brasil apresenta concretamente uma redução do índice inflacionário”, discorre o documento.

De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada em 12 meses (maio de 2023) está em 3,94%.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Deputados paranaenses compõem grupo que pede apuração sobre taxa de juros do Banco Central”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima