Carol Dartora e Zeca Dirceu mantêm pré-candidaturas em Curitiba

Decisão sobre candidatura própria ou apoio a Luciano Ducci (PSB) será remetida para Executiva Nacional devido a impasse em Curitiba

A decisão do PT sobre candidatura próprio ou apoio ao deputado federal Luciano Ducci (PSB) para prefeitura de Curitiba ainda não tem data para ser tomada. O caso será levado à Executiva Nacional do partido, que vive uma disputa entre os deputados Zeca Dirceu e Gleisi Hoffmann.

Em Curitiba o partido tem dois pré-candidatos: a deputada federal Carol Dartora e o próprio Zeca Dirceu. Ambos integram ala que defende candidatura própria na cidade em oposição ao grupo de Gleisi, que costura apoio a Ducci em uma “frente ampla” contra candidaturas de direita.

Divisão

Nesta terça-feira (26) o Diretório Nacional do PT se reuniu para debater sobre algumas capitais, incluindo Curitiba e a divergência sobre apoio ou candidatura própria provavelmente só será resolvida em abril.

Além da disputa para a prefeitura, o PT também se prepara para uma eventual disputa ao Senado no Paraná, já que o julgamento de Sergio Moro (União) por abuso de poder econômico está marcado para a próxima semana.

Para o grupo que defende candidatura própria não há dados sólidos que embasem a opção por um apoio. A última sondagem mostra Ducci atrás de Eduardo Pimentel (PSD) em todos os cenários, como segundo colocado.

“O PSB terá candidatura própria em Curitiba”, diz Ducci

Apartado do imbróglio no PT, o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, vai manter candidatura própria à prefeitura de Curitiba independentemente da frente ampla.

Ao Plural, o deputado afirmou que espera que haja a possibilidade de alianças com outros partidos, mas ponderou que o momento é de conversas internas entre os partidos. “O PT tem a Dartora, o Zeca Dirceu com pré-candidatos, também tem o Goura pelo PDT, então agora é o momento de janela partidária, os partidos ainda estão se organizando, mas espero que haja a possibilidade de aliança”, disse.

Independente do apoio do PT em Curitiba o PSB terá candidatura própria, o que pode desmontar as conversas iniciadas por uma frente ampla. “Eu vou ser candidato com certeza”, confirmou o deputado federal.

Esquerda

O apoio do PT – e quem sabe até uma posição de vice na chapa de Ducci esbarra na falta de identificação da militância com o deputado. Interlocutores dizem que Ducci “não é de esquerda” e que isso pode minar a atuação dos petistas para pedir votos.

Leia também: PT nacional interfere e apoio a Luciano Ducci fica mais próximo

Nas redes sociais, por exemplo, embora Ducci tenha fotos com o vice-presidente, há pouca menção ao presidente Lula (PT). O parlamentar minimiza a ausência de citações ao petista e afirma que sempre vota com o governo, seguindo a orientação do seu partido.

Por outro lado, a disputa para que o Partido dos Trabalhadores mantenha candidatura própria parece estar longe do fim. Parlamentares que têm mandatos estaduais e federais reclamam que não foram consultados sobre o virtual apoio a Ducci.

 “Não se sabe o dia de amanhã, mas o PT deve manter a candidatura própria. Tanto eu quanto a Carol Dartora, que também participou da reunião, vamos manter nossos nomes como pré-candidatos”, explicou o deputado federal Zeca Dirceu.

De acordo com a Justiça Eleitoral os partidos têm até dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. As convenções partidárias acontecem em todo Brasil entre 20 de julho e 5 de agosto.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima