PT nacional interfere e apoio a Luciano Ducci fica mais próximo

Partido tem três pré-candidatos, mas deve decidir por apoio a ex-prefeito em nome de aliança com Lula

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu chamar para Brasília a decisão sobre o caminho a ser tomado em Curitiba nas eleições deste ano. Um documento publicado nesta semana diz que a Executiva nacional também vai deliberar sobre a melhor “decisão tática” para as eleições em Recife, Rio de Janeiro e João Pessoa.

A decisão complica bastante a possibilidade de o PT lançar candidatura própria em Curitiba, e deixa ainda mais próximo da confirmação o apoio à candidatura do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB). A tese do apoio ao candidato que aparece com mais força dentrs aqueles que compõem o arco de alianças do governo Lula sempre foi defendida por Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido.

Os três pré-candidatos petistas em Curitiba tinham visto como uma vitória a aprovação de uma medida que deixava para os filiados do município decidirem a posição do PT nas eleições. Caso aprovada a candidatura própria, restaria escolher entre os deputados federais Carol Dartora, Zeca Dirceu e o advogado Felipe Mongruel, conhecido como Magal.

Agora, a expectativa passa a ser pela decisão da Executiva Nacional, que pode ser contestada mas que dificilmente será revertida.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima