Câmara de Curitiba aprova cidadania honorária para Francischini, cassado por fakenews

Ex-delegado da Polícia Federal é chegou a assumir cargo na Secretaria de Justiça este ano, mas foi exonerado após movimentação dos movimentos sociais

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou a cidadania honorária para o ex-deputado Fernando Francischini (União). A proposta foi feita pelo vereador Rodrigo Reis (União).

Em 2021, por seis votos a um, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato e tornou inelegível o deputado estadual eleito pelo Paraná (2018) por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação.

Francischini também foi condenado por uso indevido dos meios de comunicação, além de abuso de poder político e de autoridade, práticas ilegais previstas no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidade).

Leia também: Reunião para discutir acusações de racismo no CEP vira caso de polícia

Apesar disso, ele chegou a ser nomeado para um cargo na Secretaria de Justiça (Seju) por Ratinho Jr. (PSD). Movimentos sociais se mobilizaram contra a nomeação e fizeram com que o governador exonerasse o ex-deputado.

Título

A entrega do título a Francischini, que é marido da deputada estadual Flávia Francischini (União) será feita no dia 12 de dezembro.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Câmara de Curitiba aprova cidadania honorária para Francischini, cassado por fakenews”

  1. Eu me pergunto… Qual é a medida da honestidade?
    Será que ser trambiqueiro, corrupto, falso?
    Estes são os valores que as duas Casas Legislativas do Povo estão passando para a população. Será que nem o bom senso não impede a volúpia de quem está no poder? Há, o poder, na Democracia, não é um exercício particularizado. Ele é um exercício para todo o conjunto da sociedade e, para tanto, deve ser pautado com lisura, com os melhores valores a serem seguidos e a seguir por toda população. O que diremos aos nossos filhos, netos, alunos?
    Vocês podem burlar a lei que mais a frente vamos valorizar seus atos. Estes pobres exemplos é que estão sendo dados põe nossos legislativos. Infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima