Curitiba ganha terceiro unicórnio

Depois do Ebanx e MandeiraMadeira, a startup Olist é o mais novo unicórnio curitibano, denominação dada às empresas de tecnologia avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (15/12), logo após o Olist confirmar que […]

Depois do Ebanx e MandeiraMadeira, a startup Olist é o mais novo unicórnio curitibano, denominação dada às empresas de tecnologia avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (15/12), logo após o Olist confirmar que receceu um investimento de US$ 186 milhões (R$ 1 bilhão) liderado pelo fundo americano Wellington Management. 

Com isso, a capital chega a US$ 1 bilhão em investimentos em startups em 2021, segundo levantamento publicado com exclusividade pelo Plural.

Criada em 2015, o Olist oferece serviços de e-commerce, uma espécie de “marketplace dos marketplaces”, para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line, como Mercado Livre, Americanas.com e Submarino. 

“Com mais de 45 mil lojistas e varejistas como clientes, o Olist sempre esteve na vanguarda do varejo digital, muito antes da hype em torno do crescimento do e-commerce nos últimos anos, que impulsionou ainda mais a busca pelas nossas soluções. Com o novo aporte, pretendemos ir muito além do que fazemos hoje e entregar cada vez mais valor ao nosso cliente”, afirma Tiago Dalvi, CEO e fundador do Olist. 

O Ebanx é líder em serviços de processamento de pagamentos e a MadeiraMadeira é a maior plataforma de produtos para casa da América Latina. No Brasil, também são considerados unicórnios empresas como Nubank, Movile, QuintoAndar, Loggi, 99, Ifood, Loft e Gympass. 

Tecnoparque

Desde 2019, o Olist  integra o Tecnoparque, programa de fomento da Prefeitura que oferece redução de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital. A MadeiraMadeira também recebe o benefício do município. O Tecnoparque é vinculado à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. 

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, ressalta que o Tecnoparque foi relançado em 2018 e, atualmente, 99 empresas são beneficiadas pelo programa, que geram 15,6 mil empregos e faturam R$ 5,7 bilhões. “O Tecnoparque é uma importante ferramenta de política pública do município para impulsionar o crescimento das empresas, do mercado e do giro da economia”, acrescenta ela.

Além de Olist e  MadeiraMadeira também estão vinculadas ao Tecnoparque empresas curitibanas como Positivo, Pelissari, Seccional, Contabilizei, Hi Technologies, Checkmob, Juno, Bcredi e James Delivery.

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1 comentário em “Curitiba ganha terceiro unicórnio”

  1. Wilian de Oliveira

    É incrível esse tipo de empresa chegar nesse valor. Pensa no mau atendimento que tive no mercado livre pela Olist eu não compro e não quero nada dessa empresa compra e não entrega e nem respondem. Quando respondem são extremamente mau educados.

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