Maratonando com Dr. Jacaré: cinco filmes para entender as fake news

Dá para conhecer o mundo das fake news sem sair do sofá com filmes que vão do drama ao humor

O Dr. Jacaré selecionou cinco dicas de filmes para você entender como e por que surgem fake news, conteúdos de desinformação, relacionadas com diferentes cenários. Tem opções para todos os gostos, de clássicos da “Era pré-fakes” a blockbusters que cheiram a novo e falam dos nossos dias. Então, leia as dicas e faça suas escolhas. Depois é só preparar a pipoca e relaxar no sofá enquanto a gente torce por um final feliz. 

1) Não Olhe para Cima

Dirigido pelo vencedor do Oscar Adam McKay, o filme causou furor na época de seu lançamento na Netflix e apresenta a ironia como arma para falar da sociedade da pós-verdade. Os personagens principais são interpretados por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, dois astrônomos que descobrem um meteoro em rota de colisão com a Terra. Munidos de provas científicas, a dupla informa à presidente dos Estados Unidos, papel vivido por Meryl Streep, e também à imprensa. Aí o negacionismo e as teorias da conspiração entram em cena. 

Você pode assistir “Não Olhe para Cima” no Netflix

2) Mera Coincidência 

As técnicas para criar desinformação parecem grandes novidades high-tech. Em grande parte, são. Mas essa comédia, de 1997, fala sobre a criação de narrativas falsas durante campanhas eleitorais muito antes do termo fake news entrar em moda. A direção é de Barry Levinson, o filme mostra Robert de Niro no papel de um  relações públicas e Dustin Hoffman como um produtor hollywoodiano, que trabalham para reeleger um presidente acusado de abuso sexual. 

Assista “Mera Coincidência” no Vizer.

3) A Negação

Baseado em fatos reais e dirigido por Mick Jackson, o filme fala da batalha travada na justiça entre a professora Deborah Lipstadt (Rachel Weisz), historiadora especialista no Holocausto, e o escritor David Irving (Timothy Spall). O que está em cheque é provar a existência do Holocausto para inocentar Lipstadt da acusação de difamação feita por Irving. 

“A Negação” está disponível para aluguel em Claro Vídeo, Apple TV, Amazon Prime Video e no Google Play

4) Contágio 

De 2011, mas superatual, “Contágio” foi dirigido por Steven Soderbergh, com roteiro de Scott Z. Burns. A produção tem ares de suspense policial e fala sobre um vírus novo, que ninguém sabe dizer de onde veio. O enredo traça um paralelo entre o avanço das informações falsas e o contágio rápido por um vírus. Dá quase para dizer que é uma obra de ficção premonitória, que a vida imitou a arte. 

Quem tem Telecine/Globo Play pode ver “Contágio” aqui.

5) Idiocracia

O roteiro de Mike Judge e Ethan Cohen, filmado em 2006, é visionário sobre o momento em que vivemos hoje. O filme é uma comédia e conta a história de Joe Bauers (Luke Wilson), participante de um experimento envolvendo hibernação que não termina como era esperado. Ele acaba acordando anos depois do previsto, em mundo distópico que ruma para a estupidez.

No Amazon Prime Video/Starz, você pode alugar “Idiocracia”.


Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Maratonando com Dr. Jacaré: cinco filmes para entender as fake news”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima