O Ministério Público do Paraná (MPPR) abriu procedimento administrativo para acompanhar o caso do desaparecimento de Valter Paes de Lima, ocorrido em 2023, em Almirante Tamandaré. À época a família reclamou do atendimento da Polícia Civil (PC).
Lima tem deficiência intelectual e saiu para vender itens recicláveis em 21 de agosto e desde então não manteve contato com a família.
No dia 2 de maio de 2024 foi publicada abertura do procedimento administrativo do Ministério Público do Paraná (MPPR) para auxiliar a família e verificar quais medidas foram adotadas pela delegacia de Almirante Tamandaré sobre o fato.
Quando desapareceu Lima usava bermuda cinza, moletom fino e boné. Ele caminha com dificuldade por conta de um acidente.
Procurada pelo Plural, a PC informou que à época dos fatos “realizou diligências para esclarecer o desaparecimento. No entanto, naquele momento, não surgiram elementos que pudessem viabilizar o aprofundamento das investigações”.
Além disso, a Polícia também mencionou que foram encaminhados os procedimentos da investigação para o MPPR e que “reafirma o compromisso de atuar de forma isenta e profissional, se colocando à disposição para atendimento das requisições judiciais e ministeriais que se fizerem necessárias”.
Desaparecidos
A PC tem uma página na qual estão os nomes de todas as pessoas desaparecidas no Estado. Lima consta na lista e é possível entrar em contato com as autoridades por meio do 197 em caso de informações sobre o paradeiro dele.
O MP. deve instaurar ” procedimentos investigatórios para todos o desaparecidos há mais de 6 meses ,sem retorno da Polícia!