“Um dia esta noite acaba” narra a história de uma família no dia do comício das Diretas Já

Romance de Roberto Elisabetsky trata de revelações, lembranças e do processo de redemocratização do Brasil

Com escrita fluida e riqueza de detalhes, Roberto Elisabetsky entrelaça a história de uma família com questões relacionadas ao processo de redemocratização do Brasil. Em “Um dia esta noite acaba”, os eventos se passam entre o entardecer de 25 de janeiro de 1984 – dia do comício histórico das Diretas Já – e as primeiras horas da manhã seguinte. 

Fernanda e seu filho, Ernesto, assistem ao comício pela TV. Uma visita inesperada aparece à porta, trazendo peças que faltavam para a compreensão de eventos que marcaram a família. Com um passado marcado por um trágico desaparecimento, eles tentam encaixar esse novo momento na história de suas vidas.

“Um evento tão grandioso quanto o comício das Diretas Já parece implorar para ser contado de forma cinematográfica, e é isso que Roberto Elisabetsky faz. Porém, não do modo mais previsível: em vez de mobilizar inebriadas massas eisensteinianas em um painel épico da catarse coletiva, Elisabetsky opta por uma sutil dramaturgia de afetos, baseada em um jogo de revelações e lembranças”, diz o jornalista Irineu Franco Perpétuo na orelha da obra.

Livro

Um dia esta noite acaba, de Roberto Elisabetsky. Boitempo, 248 páginas, R$ 49. Romance.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima