“A marca que a gente quer deixar é a de fraternidade”

Rogério Renato Mateucci é o mais jovem reitor a comandar a PUCPR

Após oito anos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem um novo reitor. Desde o início de janeiro, Rogério Renato Mateucci, de 50 anos, está à frente da instituição que conta hoje com 33 mil estudantes, além de 2,6 mil funcionários, entre professores e colaboradores. Mateucci é o sexto e mais jovem diretor a comandar os quatro campus da universidade.

“Em duas palavras, para mim, ser reitor significa serviço e missão. Assim que eu compreendo o lugar que estou hoje. É uma liderança marcada por muitos desafios, mas também por um jeito fraterno de fazer as coisas, em que há um sentido comunitário de tomar decisões. Acho que aí a gente tem mais possibilidades de acertar”, afirma Mateucci, que é Irmão Marista. 

Na visão do novo reitor, um dos maiores desafios que a gestão atual enfrentará será o de integrar a tradição da PUCPR ao cenário inovador da educação no Brasil. “A universidade precisa ser esse espaço onde o diálogo tem lugar. A gente não pode se fechar para um mundo que está aí desejoso de respostas que mudem as nossas relações humanas, que mudem realidades sociais, mas temos que fazer isso de uma maneira que esteja relacionada à nossa identidade, nossa tradição.”

Para Mateucci, um meio de fazer essa aproximação é justamente expandir o alcance da PUCPR para além de seus limites físicos, além de focar na qualificação do ensino à distância e fortalecer a relação da universidade com a população.

“Pensar em extensão hoje é pensar uma universidade para além dos seus muros, sua estrutura, seu público. É pensar nas relações com o seu entorno, sua relação com a cidade, com o que acontece na vida social. É também pensar uma universidade que seja anúncio de um tempo de esperança, de sonhos e de utopia.”

Para o próximo quadriênio, o reitor espera posicionar a universidade como uma importante agente social inserida e influenciada pelos contextos da cidade.

Foto: Divulgação

Em relação à proposta administrativa da universidade, o reitor explica que desde 2020 há um planejamento estratégico que direciona os rumos que serão tomados pela instituição até o ano de 2025. “Com o processo de transição de gestão há um jeito diferente de fazer, mas o caminho já está pensado”, diz.

Essa maneira de conduzir a PUCPR, segundo Mateucci, será baseada na carta encíclica “Fratelli Tutti” (Somos todos irmãos, em português), do Papa Francisco, que discorre sobre solidariedade e amizade social, e norteada pela identidade e valores maristas.

“A marca que a gente quer deixar nesse período é a de fraternidade, de uma vida comunitária. Existe uma liderança, mas a comunidade é feita com essas pessoas que vão colocando suas energias, suas competências e capacidades a serviço dessa instituição.” 

Para Mateucci, um dos diferenciais da PUCPR reside justamente na responsabilidade da instituição com a formação integral dos estudantes, que visa uma formação profissional, mas também humana e cidadã. “Nós temos muitos projetos que orientam os alunos a partir dos valores que nós carregamos. É uma responsabilidade nossa de ofertar essa formação humanística e uma responsabilidade do aluno de acolher”, destaca o diretor.

O novo reitor foi indicado ao cargo em 2021 pelo Conselho de Administração do Grupo Marista. A indicação foi aprovada pelo arcebispo de Curitiba e grão-chanceler da universidade, dom José Antonio Peruzzo, pela Nunciatura Apostólica em Brasília e pela Congregação para a Educação Católica no Vaticano.

Foto: Divulgação

Paulista, pedagogo e ciclista de final de semana

Natural de Americana, no interior de São Paulo, Rogério Renato Mateucci cresceu em meio a uma família grande, sempre rodeado de primos, tios e avós. Desde a infância, Mateucci conta que já tinha muito contato com a vida do sacerdócio. 

“Meus pais sempre foram muito atuantes na vida de comunidade, na nossa paróquia onde frequentávamos. E ali foi nascendo um pouco essa pergunta vocacional para a minha vida e crescendo essa admiração pela vida religiosa, pela vida consagrada.”

50 anos.

Rogério Renato Mateucci é o mais jovem reitor da história da PUCPR.

Foi por meio da participação em grupos de jovens e atuando diretamente na paróquia que Mateucci conheceu os Irmãos Maristas e decidiu iniciar um processo de acompanhamento vocacional a fim de compreender o que significava a vida religiosa. 

Em 1989, de Americana, foi realizar um período de convivência em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. No ano seguinte iniciou o processo de formação para se tornar um Irmão Marista e mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde ficou por cinco anos fazendo o noviciado, estágios e educação em teologia pastoral. 

Foto: João Borges

Oficialmente como um Irmão, Mateucci mudou-se para Londrina, no norte do Paraná, onde formou-se em Pedagogia. Lá, atuou como professor e depois diretor do Colégio Marista da cidade. Após 10 anos, o Irmão foi para Nova York, nos Estados Unidos, para concluir o doutorado em Administração, Liderança e Políticas de Educação pela Fordham University. 

De volta ao Brasil em 2012, Mateucci assumiu a direção da Identidade Institucional da PUCPR até 2016, quando foi convidado para ser pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, desenvolvendo atividades de interação da comunidade acadêmica com os valores identitários e a missão da univerisade.

Hoje, quando não está envolvido na vida acadêmica, Irmão Rogério anda de bicicleta, vê filmes e consome conteúdos de arquitetura e arte. “Sou ciclista de final de semana”, brinca. “Gastar tempo vendo coisas da área de arquitetura, de arte, ler sobre isso, é algo que toma o meu tempo de maior prazer”, complementa. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima