Oficina gratuita de romance com o José Castello tem inscrições abertas em Curitiba

O curso apresenta fundamentos teóricos e estimula atividades práticas para a escrita de uma longa narrativa

Idealizado e coordenado pedagogicamente por Marcio Renato dos Santos e produzido pela Máquina de Escrever Editora, o projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção abre as inscrições para a oficina de romance gratuita ministrada pelo escritor José Castello. O curso tem 8 aulas presenciais, cada encontro com 4 horas de duração. As atividades vão acontecer na Biblioteca Darcy Ribeiro, localizada na Rua Ébano Pereira, 359, no Centro de Curitiba.

Há 20 vagas voltadas para maiores de 18 anos. Os selecionados têm aulas de 6 de abril a 25 de maio, sempre aos sábados, das 9h às 13h. Para se inscrever, o(a)s interessado(a)s devem enviar um breve texto, de no máximo cinco linhas, até 29 de março, para o e-mail [email protected] explicando por que querem participar do curso. 

Durante a oficina, José Castello vai apresentar fundamentos teóricos e estimular atividades práticas para a escrita de uma longa narrativa. Ao final, Castello e o conselho editorial, formado pela escritora Francine Cruz e pelos escritores Amarildo Anzolin e João Lucas Dusi, vão selecionar fragmentos de romances produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso.

O projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção ainda prevê mais duas oficinas gratuitas com início do primeiro semestre de 2024: poesia, com Luci Collin, e crônica, com Luís Henrique Pellanda

A lista com os selecionados será divulgada em  tulipasnegraseditora.blogspot.com. Haverá lista de espera para ocupação de vagas de eventuais desistentes.

José Castello

Nascido no Rio de Janeiro, em 1951, José Castello é mestre em Comunicação pela UFRJ. Jornalista, passou pelas redações de O Diário de Notícias, VejaIstoÉ e Jornal do Brasil, entre outros veículos de imprensa. Foi colunista de O GloboO Estado de S.Paulo e, atualmente, escreve para o Rascunho. É autor do romance Fantasma (menção honrosa do Prêmio Casa de Las Américas, em 2002) e Ribamar (2010), narrativa que conquistou o Prêmio Jabuti, e das obras de não ficção Vinicius de Moraes – O Poeta da Paixão (1993), João Cabral de Melo Neto – O Homem sem Alma (1996), Inventário de Sombras (1999), reeditado em 2022. Há tempos ministra cursos de criação literária. Está radicado em Curitiba desde 1994.

Oficina gratuita de romance do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 3

Com José Castello

Datas: 6, 13, 20 e 27 de abril, das 9h às 13 horas, e 4, 11, 18 e 25 de maio, das 9h às 13 horas. (8 sábados seguidos).

Local: Biblioteca Darcy Ribeiro, localizada na Rua Ébano Pereira, 359, no Centro de Curitiba.

Horários: Das 9h às 13h.

Inscrições exclusivamente pelo e-mail [email protected]

Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 3 é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com produção da Máquina de Escrever Editora | Produção Cultural e apoio da Tulipas Negras Editora.

Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima