Professores da UTFPR são autores de livro semifinalista do prêmio Jabuti

Silvia Amélia, de Curitiba e Silvio Luiz Bragatto Boss, de Pato Branco, escreveram livro infanto-juvenil sobre Alan Turing

A professora Silva Amélia, do departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba e o professor Silvio Luiz Bragatto Boss, de Pato Branco, foram semifinalistas do prêmio Jabuti com o livro “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos”.

Turing é considerado o pai da Computação e foi o criador da Bombe, equipamento que decifrava mensagens criptografadas da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O cientista, no entanto, teve a carreira prejudicada por ter sido condenado criminalmente por ser homossexual nos anos 1950.

Leia também: “Curitiba em traços” mostra caricaturas das paisagens mais famosas da cidade

O conceito do livro começou a ser idealizado em 2018, mas a ideia ganhou fôlego em 2021, durante a pandemia, quando os educadores faziam reuniões virtuais para ajustar os detalhes.

O livro é ilustrado por Kelen Linck e tem apenas 64 páginas. A publicação é da editora Blucher e integra a série “Talentos da Computação”.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Professores da UTFPR são autores de livro semifinalista do prêmio Jabuti”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima